Por Ana Maria Fonseca e Daniel Sousa e Silva


Paula Fonseca e Pacheco de Carvalho falam sobre o sistema sem fios

“O projecto enquadra a UBI numa iniciativa nacional que é a E-U Campus Virtuais que visa a criação de aplicações de redes de comunicação, produção e disponibilização de conteúdos e de serviços incentivando a produção, acesso e partilha do conhecimento de um modo geral. Esta parte de conteúdos abrange todas as áreas científicas da UBI”, explica José Pacheco de Carvalho, director do Centro de Informática e responsável pelo projecto na UBI.
Este sistema sem fios, já a ser implantado na UBI, deverá estar concluído até ao final do próximo ano.
A transmissão de dados da antena para o portátil é feita através de ondas electromagnéticas a 2.4 gigahertz, nomeadamente através das normas IEEE 802.11B e IEEE 802.11G, funcionando de forma semelhante à captação de transmissões de rádio. No projecto estão já planeados todos os edifícios que serão incluídos. Ao todo serão instaladas 18 antenas e cerca de 200 pontos de acesso que alcançam um raio de tipicamente 50 metros. Todos os pólos da universidade serão abrangidos, incluindo a sede da AAUBI.
O projecto divide-se em duas partes principais. “A primeira é a existência de uma rede wireless, que abrangerá todos os locais da universidade. Além disso, haverá serviços, que poderão ser acedidos através dessa rede”, explica Paula Fonseca, do Centro de Informática, membro da equipa responsável pela implantação do sistema em conjunto com Paulo Gomes. “Depois, há a parte dos conteúdos que envolverá toda a instituição”, refere.
Relativamente às restrições de acesso, os alunos usarão as contas que lhes são atribuídas no acto da matrícula. “Essa conta será também o passe para entrar na rede wireless. Através do portátil terá se autenticar com username e password e, então, terá acesso à rede e aos serviços disponíveis”, explica a técnica do Centro de Informática.

Portal com mais conteúdos

" Relativamente aos conteúdos, a ideia é haver um portal único, em que o utilizador, seja docente, aluno ou funcionário, ao ser autenticado, veja a sua página com informação", relata Paula Fonseca, e acrescenta, "Vamos tentar motivar os docentes a inserir informação, já que este será um meio de trabalho e de comunicação entre o professor e o aluno". O portal envolverá vários elementos, alguns já disponíveis, como os Serviços Académicos, mas também outros serviços como a Contabilidade e a Tesouraria. “Digamos que o projecto também permite “weblizar” os serviços administrativos. Em vez de circular papel, poderá fazer-se quase tudo digitalmente”, refere a técnica.
O objectivo do projecto a nível nacional é integrar todas as universidades. Isto significa que mesmo noutra universidade, com o username e password da UBI se poderá aceder aos conteúdos do portal. Será uma rede académica nacional. Para essa ligação haverá um servidor central de autenticação, que reunirá todas as universidades.
Há também uma parceria com empresas que facilitam a aquisição de computadores portáteis, a preços acessíveis para estudantes, docentes e funcionários.
" Esta rede não podia ser desenvolvida sem um reforço da rede fixa. Há ainda partes da universidade onde não há qualquer rede fixa, como as cantinas, residências e outros locais", sublinha Pacheco de Carvalho.
Em termos de financiamento, o projecto elaborado e submetido ao POSI pelo Centro de Informática foi apresentado com uma componente FEDER (cerca de 930 mil euros) e outra FSE (110 mil euros), diferentes fontes de financiamento. A do FEDER já está confirmada e a UBI terá de participar com 35 por cento do valor. Os termos contratuais foram assinados a 2 de Outubro. Quanto à FSE aguarda-se decisão superior.