Festival de música promove cultura
Música aquece Outono na região

O Festival de Música de Outono, a decorrer em Covilhã e Castelo Branco, tem sido uma mais-valia cultural para as cidades, procurando dinamizar e divulgar grupos ou estilos musicais menos conhecidos.

Por Susana Gomes


Está a decorrer o Festival de Música de Outono, em simultâneo nas cidades de Castelo Branco e Covilhã, entre os dias 23 de Novembro e 19 de Dezembro de 2003, e que conta com a organização do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em colaboração com a Câmara Municipal de Castelo Branco e Câmara Municipal da Covilhã. A coordenação artística e programação estão a cargo da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco (ESART).
No passado dia 1 de Dezembro, pelas 21:30, teve lugar um concerto de violino e piano, interpretado por Daniel Rowland (violino) e Natália Ryabova (piano) que, apesar do pouco público presente, facto constante ao longo de todo o festival, fez as delícias de todos.
O concerto, pautado pela expressividade e emotividade de ambos os concertistas em palco, foi dividido em duas partes, cada uma com 45 minutos de duração, o que não foi suficiente para o público que, no final do espectáculo, não permitiu que os músicos abandonassem o palco sem tocarem mais algumas músicas do seu repertório. Entre as mais aplaudidas destacam-se “Allegro”; “Adágio” e “Rondo Caprichoso”.

Satisfação geral

No final. a satisfação entre a assistência era geral. Márcia Ferreira, aluna da Escola Profissional de Artes da Beira Interior, dizia-se comovida e nervosa, afirmando que “este tipo de musica mexe com todos nós e transforma tudo. Aparecem-nos imensas imagens na cabeça e é impossível ficarmos indiferentes”, conclui.
Já no que diz respeito aos músicos, Daniel Rowland, nascido em Londres, conta com um vastíssimo currículo, e é actualmente professor convidado da ESART, profissão que associa ao facto de ser também concertino principal da Orquestra Gulbenkian. O músico lamentou o facto de estar pouca gente a assistir, mas refere que toca “com a mesma intensidade para 20 ou para 200 pessoas, o importante é estar em palco”. Natália Ryabova, de origem russa, é actualmente acompanhadora na ESART e toca piano em duo de violino, sempre que tem algum convite.
Os músicos estiveram pela primeira vez na Covilhã, mas prometeram voltar, pois “a atmosfera da cidade é brilhante”.