I Mostra de Artesanato da Covilhã
Artesanato marca presença no Teatro-Cine

Durante uma semana, a Câmara Municipal da Covilhã divulgou as actividades regionais, através de uma exposição realizada no Teatro-Cine.

Por Filipa Minhós


O Teatro-Cine da Covilhã recebeu, de 29 de Novembro a 8 de Dezembro, a I Mostra de Artesanato, uma iniciativa da Câmara Municipal da Covilhã. O Teatro-Cine foi considerado o local ideal para esta primeira exposição, na medida em que “consegue atrair ao evento o público que vem assistir a outros espectáculos e tem, ao mesmo tempo, um ambiente acolhedor, com algumas condições para os artesãos”, afirma uma das organizadoras.
A exposição contou com actividades como a cestaria, a olaria, a gastronomia, a tecelagem, os bordados, a arte aplicada, sendo possível assistir à realização de algumas delas durante a visita.
Dos 63 artesãos inscritos na base de dados da Câmara Municipal, apenas nove são seleccionados para representarem a cidade na Feira Nacional de Artesanato, realizada em Abril. Esta I Mostra assume-se como uma compensação para aqueles que não podem estar presentes na feira anual e, simultaneamente, oferece a oportunidade aos artesãos de poderem comercializar e divulgar os seus produtos pelo concelho e mesmo pelo País.
Apesar da forte adesão do público, a I Mostra de Artesanato teve pouco êxito a nível comercial. Segundo a organização, “as pessoas não têm o poder de compra que desejariam ter neste momento”. Também o facto de o evento ter decorrido no final do mês contribuiu para o fraco volume de compras, registando-se um ligeiro aumento no fim-de-semana, com o início do novo mês e da época natalícia.
Foram várias as escolas do concelho que visitaram a exposição. O nível cultural foi assegurado, principalmente, pelos mais novos, “que devem ser desde tenra idade motivados para este tipo de coisas”, sublinha a organizadora, que prefere manter o anonimato.
Fica a promessa da Câmara Municipal da Covilhã de tentar proceder à realização de mais mostras de artesanato noutras alturas do ano.