Frederico Lopes ficou "satisfeito" com o festival
Encerramento do Novidad
"Para o ano há mais"

O festival de cinema Novidad chegou ao fim com a cerimónia de entrega do prémio para o melhor filme e menções honrosas.


Por Mário Gomes


A primeira edição do festival de cinema Novidad terminou na passada sexta-feira, 5, e dividiu-se por dois locais, o Teatro-Cine da Covilhã e o bar Armazém. No primeiro local, houve um recital de música da ESART de Castelo Branco, uma curta-metragem e a entrega de prémios para o concurso de curtas que foram mostradas ao longo do festival. No segundo local, houve a apresentação de alguns trabalhos realizados no workshop de vídeo jamming integrado no festival.
O prémio Novidad foi entregue ao filme “2 LUX”, de Pedro Sena Nunes, havendo ainda mais três menções honrosas: a primeira para a curta “D. Nieves”, de Miguel Gonçalves Mendes; a segunda foi para Pedro Amorim e para a sua curta “Visual Persistence”; e a terceira foi para “Fôdass, de Telmo Martins.” No total, estiveram em competição no Novidad 64 filmes.
Frederico Lopes, organizador do festival, disse que ficou “satisfeito com a qualidade dos trabalhos apresentados”, mas que esperava mais participação, “sobretudo dos alunos de Cinema e de Design Multimédia” da Universidade da Beira Interior.
Um dos principais objectivos deste festival é desenvolver uma cultura de imagem na cidade e na universidade, para além de ser uma oportunidade para quem está a dar os primeiros passos no cinema de mostrar os seus trabalhos.
Frederico Lopes referiu ainda que apesar dos poucos e atrasados apoios, “novidade será se para o próximo ano” o festival não realizar.