A Linde Gás deu-se a conhecer com o seminário
Seminário de Engenharia Mecânica
A aplicação dos gases industriais no ramo automóvel

Os gases utilizados e novas técnicas da empresa Linde Gás, que podem ter uma aplicação nos automóveis, foram apresentados aos alunos de Engenharia Mecânica da UBI.


Por Ana Ferreira


Organizada pelo Departamento de Engenharia Electromecânica (DEM) da UBI e destinada aos alunos de Engenharia Mecânica, realizou-se, na passada quinta feira, dia 4, um seminário intitulado “Os Gases Industriais e as Aplicações no Domínio da Engenharia Mecânica”. Este encontro foi apenas mais um entre os numerosos encontros que o DEM tem promovido quinzenalmente.
O principal objectivo do seminário foi divulgar a empresa Linde Gás, presente em Portugal através da Linde Sogás e assim como a apresentação de gases industriais e suas aplicações.
O seminário foi apresentado pelo José Dias, engenheiro mecânico, no ramo da Termodinâmica Aplicada, actualmente, chefe do departamento de Metalurgia e Soldadura da Linde Sogás. A apresentação dividiu-se em duas partes. Na primeira parte deu-se "uma breve apresentação da empresa" e, na segunda, José Dias propôs-se a "apresentar os gases e explicar quais as suas aplicações, ou seja, mostrar alguma coisa às universidades do ponto de vista técnico".
A empresa Linde Gás é uma multinacional alemã que, em 2002, tinha 46 521 funcionários, dos quais 148 estão em Portugal, na Linde Sogás, sediada em Lisboa. O grupo divide-se em Gases e Engenharia (Linde Engenharia), Equipamentos de Movimentação de Carga e Refrigeração. Tem uma gama de produtos diversificada, desde gases do ar, medicinais, especiais, gases puros e serviços (processos, acessórios e equipamentos para aplicação dos gases). Os gases são utilizados em todas as áreas: na metalomecânica, na metalurgia, nos alimentos e bebidas, na medicina, no ambiente, entre outros. “As empresas de gases têm sempre muito trabalho e estão longe de fecharem, uma vez que todas as outras dependem destas, ou seja, as indústrias de gases serão sempre as últimas a falirem”, defende José Dias.
A Linde Gás tem também um vasto leque de aplicações no domínio da mecânica como por exemplo: a soldadura, a fundição, produção de peças em plástico entre outros.
José Dias deixou uma visão futura da empresa, com o facto da Linde Gás estar envolvida no projecto dos autocarros movidos a hidrogénio. “Este projecto demonstra que esta empresa é detentora de uma grande tecnologia”, argumenta.
O evento contou com um número reduzido de público, o que, segundo alguns alunos presentes, se deve à má divulgação destas iniciativas por parte do DEM. Alguns dos participantes acharam que seminário foi proveitoso para futuros projectos.