António Pires mostrou aos alunos um pouco de produção vídeo e áudio
Workshop mistura imagem e música
Vídeo jamming na UBI

António Pires veio à Covilhã durante três dias para mostrar o que se faz de novo na área da produção de vídeo jamming. O workshop fez parte do festival de cinema Novidad.


Por Sara Miguel


No dia 2 de Dezembro, inserido no programa do festival de cinema Novidad, teve início um workshop de vídeo jamming na UBI. O workshop foi apresentado por António Pires, proveniente do Porto, onde é formador na área do vídeo jamming, num centro de multimédia. António Pires iniciou a sua carreira de V’J em Barcelona, onde leccionou nesta área.
O workshop, que teve a duração de três dias, teve como objectivo evidenciar as técnicas do vídeo jamming, o qual consiste numa técnica de mistura de vídeos em simultâneo.
O formador explica que o V’J “tem como função fornecer ao público novos campos visuais, desprendidos do chamado vídeo convencional, criando assim uma atmosfera diferente”.
O trabalho do V’J está intimamente relacionado com a música. António Pires realiza trabalhos em bares, discotecas, dinamiza festas de hip-hop, trance, música electrónica, entre outros. O formador refere que o vídeo jamming “cria nas pessoas novos cenários”.
Os alunos do workshop tiveram a oportunidade de trabalhar com um programa de “remix” de imagem, misturando diversos vídeos. Aprenderam também a técnica de “scratch” de vídeo, importante para o domínio do vídeo jamming.
O workshop contou com alunos da UBI e de outras universidades do País. No entanto, os alunos revelaram que participaram no workshop por gosto da área e por curiosidade e não por aspirações futuras na área do vídeo jamming.
Apesar das vantagens e da alta tecnologia do vídeo jamming, este ainda está pouco difundido em Portugal. Este tipo de trabalho, hoje em dia, está direccionado somente para alguns grupos restritos e não para o público em geral. Esta técnica necessita de “mais divulgação e informação, para uma maior receptividade por parte do público”, defende António Pires. Segundo o formador, o problema podia ser resolvido através de “apoios a acções de formação em variadas instituições, como as escolas, universidades e as empresas”.
No workshop, o formador divulgou a mais recente técnica do vídeo jamming, o “web-jim”. A inovação consiste no facto de um V’J, ao animar uma festa, receber uma mensagem de imagem no telemóvel e, ao mesmo tempo que mistura diversos vídeos, conseguir incluir essa mesma mensagem de imagem. Isto é possível através da Internet.
Os alunos ficaram satisfeitos e impressionados com o workshop.