Por Daniel Sousa e Silva


Manequins com criações de Miguel Gigante

Teresa Carmen Miguel, proprietária da carmen Cabeleireiros, comemorou no passado sábado, 13 de Dezembro, os seus 20 anos de carreira. O Bar Ex-Libris foi o local escolhido para a festa. A forma escolhida para mostrar como os penteados são sinónimo de moda foi um desfile com roupas de alguns jovens criadores e estilistas conhecidos como Miguel Gigante, natural da Covilhã.
”Com este espectáculo tentou-se juntar duas vertentes da moda: o cabelo e a roupa”, conta Teresinha, como é conhecida por todos Teresa Miguel. A cabeleireira dedicou o desfile à cidade, porque “este tipo de iniciativa fazem falta por cá”.
Teresinha, filha de cabeleireiros, faz um balanço “positivo” das duas décadas de trabalho no ramo dos cuidados de beleza. O seu segredo é “a actualização constante”. “Sempre que posso, eu e as minhas funcionárias participámos em cursos de formação, para possuir sempre as mais recentes técnicas de cuidar do cabelo”, explica.
Berta Castro Bento, reformada, é cliente de Teresinha há mais de 20 anos. “Conheci-a por recomendação de amigas e nunca mais a larguei”, declara. “O cabelo obedece às mãos dela”, graceja Berta Bento, para quem a única coisa que a apontar a Teresinha é “a dificuldade de se conseguir ser tratado por ela”.
Uma outra cliente de longa data, Maria Lúcia Santos, também não se poupa em elogios. “A Teresinha consegue elevar o meu estado de espírito em todos os penteados que me faz”, diz a cliente.
Os homens são uma parte crescente da clientela de Teresinha. Rui Jorge Barata, empresário, é seu cliente há mais de 15 anos. O empresário justifica a sua preferência devido ao “profissionalismo e atendimento receptivo”. Para Rui Barata, o desfile de moda organizado por Teresinha é uma “demonstração da garra de uma profissional que sabe para onde quer ir”.
O futuro de Teresinha apresenta-se risonho. Com três estabelecimentos na Covilhã, o próximo passo é “a abertura de um novo espaço em outra cidade da região”.