Internet junta dois países
Projecto “Descobrimento” aproxima alunos covilhanenses do Brasil

Jovens da escola da Quinta das Palmeiras e de um colégio brasileiro utilizam a internet para trabalhar num projecto comum. A próxima fase passa pelo intercâmbio estudantil.

NC / Urbi et Orbi


João Paulo Mineiro, presidente do Conselho Executivo da Escola Quinta das Palmeiras, da Covilhã, esteve presente no Brasil para o lançamento oficial do projecto “Descobrimento” com o Colégio Nacional de Uberlândia, no estado de Minas Gerais. Este projecto, considerado Inovador, procura desenvolver actividades de intercâmbio no âmbito da cultura e da educação.
A iniciativa teve início em Novembro com actividades diversas. Durante os meses de Outubro, Novembro e Dezembro, doze adolescentes brasileiros, do Colégio Nacional de Uberlândia e doze alunos da escola covilhanense utilizaram a internet para a produção e discussão de textos. As actividades desenvolvidas através da Internet tiveram o acompanhamento directo do professor Paulo Morais, no âmbito da disciplina Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação e foi, segundo o responsável “um sucesso”. Estes encontros on-line, entre os participantes dos dois países, orientados e supervisionados pelas professoras Sandra Nunes, no Brasil, e Sandra Morais, na Covilhã, “proporcionaram experiências culturais e linguísticas bastante enriquecedoras, promovendo nos envolvidos o contacto com realidades sócio-culturais diferentes”.
No Brasil, durante uma semana, várias actividades foram desenvolvidas. Desde formação para professores, ao nível da gestão escolar e das novas tecnologias, aos espectáculos literarios e musicais Luso-Brasileiros, onde o Teatro (com o grupo de Araguari), a Música e a poesia prevaleceram. Num Teatro da cidade, completamente repleto, cantou-se o Fado e dramatizaram-se obras de Fernando Pessoa e de Carlos Drumond de Andrade.
Nesta primeira fase, este projecto teve o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, da Prefeitura Municipal de Uberlândia, Minas Gerais e da Embaixada de Portugal. No início do próximo ano deslocar-se-ão à Covilhã os órgãos directivos do Colégio Nacional de Uberlândia e, em seguida, efectuar-se-á um intercâmbio de alunos e professores das duas escolas. Mais tarde, pretende-se alargar este projecto a outros países da América do Sul e da Europa.