Ferro Rodrigues teve uma "aula" sobre o funcionamento da Faculdade de Ciências da Saúde
Ferro Rodrigues visita UBI
“Os hospitais com ensino universitário devem ter orçamento diferenciado”, diz Santos Silva

O reitor da UBI, Santos Silva, está preocupado com a redacção projecto de decreto-lei que vai regular as relações entre as faculdades de medicina e as instituições de saúde.


Por Daniel Sousa e Silva


Santos Silva aproveitou a visita de Ferro Rodrigues, secretário-geral do Partido Socialista (PS), às instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e da Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior (UBI) na passada terça feira, 10, para lembrar a sua preocupação com o projecto de decreto-lei regulador do financiamento dos agora chamados “hospitais com ensino universitário” em função da produtividade.
“O que está escrito no projecto é um apanhado das leis que já existiam. Antes, as faculdades deveriam pagar um determinado montante aos hospitais, nomeadamente os custos que havia com o ensino. O que acontecia era que todas as faculdades e hospitais eram públicos e ninguém pagava nada a ninguém”, relata o reitor.
O que inquieta Santos Silva é que “o texto que nunca foi cumprido” fique incluído no novo decreto-lei e que “quem fique a ganhar com isto tudo seja o Ministério da Saúde, com as universidades a pagar a factura”.
No caso da licenciatura em Medicina na UBI, montou-se “uma estrutura de ensino e investigação em articulação com o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) e o Hospital da Guarda que é financiado pela UBI”, descreve o responsável máximo da instituição.
O médico docente vai passar mais algum tempo com o aluno. “Um médico que dava dez consultas por dia, passará a dar menos”, prognostica, mas o reitor pretende que, nestes casos, a produtividade seja “medida por outra fórmula diferente da habitual”.
“O ensino e a investigação custam dinheiro e alguém terá que os suportar”, defende Santos Silva. Se forem as universidades, o reitor antevê a necessidade de “reforçar o orçamento das universidades”.
Para Ferro Rodrigues, “o que realmente interessa é não perder de vista que o objectivo dos hospitais e das universidades é servir o País”. O líder do PS julga ser errado a utilização de “apenas critérios economicistas, com as vista do lucro a curto prazo,” na redacção do projecto do decreto-lei sobre o financiamento hospitalar.
Ferro Rpdrigues entende que “a relação entre a universidade, os hospitais e os centros de saúde tem de ser uma que produza os melhores profissionais, com melhor capacidade de responder aos problemas dos doentes”.

“Quem ganha é Portugal”

Para o reitor da UBI o principal beneficiado com a existência de hospitais universitários é o sistema de saúde, porque “ter um hospital com ensino e investigação obriga os profissionais dos hospitais universitários a estar em actualização permanente, significando um melhoramento dos cuidados de saúde”. Como exemplo, Santos Silva lembra que “desde o início da colaboração do CHCB com a FCS o número de médicos duplicou”.
O relacionamento com o CHCB e com o Hospital da Guarda “tem corrido da melhor forma”, garante Santos Silva. “As direcções dos hospitais, os médicos e a UBI estão cientes da importância do trabalho que está a ser desenvolvido no Interior do País”. É esta a justificação dada pelo reitor para o bom entendimento entre instituições.
No Norte da Europa, os hospitais universitários têm um orçamento um pouco maior do que o resto dos hospitais. Santos Silva espera que em Portugal “se possa caminhar nesse sentido”.

Líder socialista impressionado com FCS

O presidente da FCS, João Queiroz, apresentou a Ferro Rodrigues o funcionamento da licenciatura de Medicina da UBI.
Ferro Rodrigues ficou impressionado com o método de aprendizagem da licenciatura de Medicina. “Como membro do Governo que lançou a FCS é muito gratificante ver os resultados”, diz.
O líder do Partido Socialista (PS) classifica a FCS de“ uma experiência muito interessante, de muito profissionalismo num momento grave da saúde em Portugal, em que a falta de médicos atinge muitas instituições”.
Agradou ao político “vir aqui verificar a utilização de novos métodos de ensino, com muito uso das tecnologias de informação, com uma nova relação entre alunos e professores”. Ferro salienta ainda o contacto dos alunos de Medicina da UBI desde cedo com as pessoas e os profissionais de saúde como “uma mais-valia”..
“A FCS representa uma resposta, embora limitada, e o esforço para vencer algumas barreiras e conservadorismo”, remata
O aumento de vagas para medicina anunciado pelo Governo para o próximo ano lectivo é, na opinião do líder socialista, “uma acção correcta, desde que as universidades tenham capacidade para o suportar”.