João Canavilhas é um dos responsáveis pela Rede ICOD na UBI
Participação em projecto Ibero-Americano
UBI na era digital

A Rede Ibero-Americana de Comunicação Digital é o novo projecto que conta com a participação da Universidade da Beira Interior. Trata-se de uma iniciativa que procura definir novas competências teóricas e práticas no campo digital, para assim adequar os cursos de Comunicação na formação de comunicadores digitais. Colocar a UBI na vanguarda da Comunicação Digital é o objectivo a atingir.


Por Liliana Marinho


Rede Ibero-Americana de Comunicação Digital (ICOD) é o nome do projecto aprovado pela União Europeia, no início de Dezembro, com a participação da Universidade da Beira Interior (UBI). Trata-se de um projecto inserido no Alfa, um programa de cooperação académica entre a União Europeia e a América Latina. A Rede ICOD tem como objectivo elaborar propostas concretas que acelerem a adaptação dos cursos de Comunicação a uma nova realidade digital.
O projecto procura definir novas competências teóricas e práticas ao nível das tecnologias digitais, para a formação de comunicadores digitais. Segundo João Canavilhas, responsável pela participação da UBI no projecto, "a Rede ICOD é um espaço de intercâmbio académico que visa a criação de novos conteúdos ao nível digital." O projecto vai procurar "desenvolver novas metodologias pedagógicas, passando pela criação de uma nova linguagem", adianta. A finalidade da Rede ICOD é "desenvolver novos currículos académicos na área da Comunicação que permitam a formação de novos comunicadores digitais", elucida o docente da UBI. No futuro, vão existir aquilo que se pode designar por “profissões digitais”, tais como jornalista ou relações públicas digital. A Rede ICOD antecipa esta realidade.
No fundo, "a Rede ICOD vai permitir saber o que temos que ensinar para que se produzam conteúdos digitais. Colocar a UBI na vanguarda da Comunicação Digital é a meta a alcançar" afirma João Canavilhas.
O projecto conta com a realização de quatro seminários, sendo o segundo realizado pela UBI em Junho de 2004.
Com duração de dois anos, a Rede ICOD vai procurar ainda desenvolver estudos e investigações na área da Comunicação Digital, promover entrevistas e debates com especialistas na área. A criação de páginas web para que o público interessado possa participar nos debates é uma outra meta do projecto.
O programa envolve dez universidades, cinco sul americanas e cinco europeias. A UBI é a única representação portuguesa no projecto.
”É mais uma prova que apesar da sua localização, a UBI agarra o futuro com as duas mãos”, conclui Canavilhas.