Aniversário
Escola Secundária Campos Melos comemora 120 anos de existência



NC / Urbi et Orbi


A Escola Secundária Campos Melo (ESCM) comemora, já no próximo ano, os 120 anos ao serviço da educação (1884-2004).
A sessão de abertura das Comemorações tem já lugar no próximo dia 5 de Janeiro, segunda-feira, pelas 14 horas e 30, no auditório da Escola. Segundo Isabel Fael, presidente do Conselho Executivo, este foi o dia escolhido por ser "a data comemorativa da sessão extraordinária da Câmara Municipal da Covilhã, que deliberou a criação da escola na cidade, em 5 de Janeiro de 1884".
As comemorações decorrem ao longo de todo o ano e cada mês, excepto o Julho e o Agosto, terá um tema alusivo à escola.
Janeiro será o mês dedicado à "Escola e a sua História", com uma palestra alusiva ao "Ensino Profissional em Portugal". Em Fevereiro, o tema é alusivo à "Escola e a Escrita" com a palestra "Tributo à madre língua - A Língua Portuguesa e a Cidadania".
"A Escola e as Profissões que fazem a sua história" é o tema do mês de Março com uma palestra sobre "Saídas Profissionais". Abril é dedicado à "Escola e a Cidade" com um painel-debate sobre "A Evolução da Indústria de Lanifícios".
Já em Maio, com o tema "A Escola e as Artes", haverá um conferência sobre Pintura e Escultura e uma exposição de Artes Plásticas no edifício "Arte e Cultura" da Câmara da Covilhã.
"A Escola e o Desporto" é o tema que estará em voga no mês de Junho com cicloturismo e torneios desportivos. Haverá ainda um convívio da Associação de Antigos Professores, Alunos e Empregados (APAE) da ESCM.
Setembro dedica-se à "Escola e o Cinema", com o debate "A Escola no Cinema".
Em Outubro, a temática prende-se com "A Escola e o seu Património", com a conferêncoa "Do Património ao Museu - fios e desafios", com a assinatura do protocolo com a UBI / Museu de Lanifícios e com a abertura do Museu da ESCM.
Novembro é subordinado ao tema "A Escola e os seus Laureados", com o lançamento de uma publicação sobre a escola e a abertura da Galeria dos Notáveis.
Finalmente, em Dezembro, as comemorações terminam a dia 16 com um sarau cultural. Uma data que não foi escolhida ao acaso para encerrar as actividades, já que, como refere a presidente, "foi o dia em que se deu a primeira aula na escola".
De referir ainda que, "por ocasião do seu centésimo aniversário, em 1984, a escola foi galardoada com a distinção de membro honorário da ordem de instrução pública pelo Presidente da República", conclui.