Carlos Pinto entregou 52 cheques de apoio àrestauração de habitações
Ajuda aos mais necessitados do concelho
Câmara da Covilhã dá prendas de Natal

Carlos Pinto entregou ontem cabazes natalícias a pessoas carenciadas e cheques de apoio aos restauro de habitações.


Por Daniel Sousa e Silva


A Câmara da Covilhã ofereceu, mais uma vez, pela altura do Natal, apoio a alguns cidadãos mais carenciados do concelho. Foram entregues 52 cheques no valor de 115 mil euros, um apoio concedido pela autarquia à restauração de edifícios.
Um dia “significativo” para Carlos Pinto, presidente da Câmara, já que “mostra a parceria entre a autarquia e os proprietários das casas”.
O edil covilhanense classifica este programa municipal de “grande êxito” ”Desde que o projecto começou, já se recuperaram mais de 615 casas”, afirma. Pinto considera que “desta forma, pode-se ver as casas da Covilhã e algumas freguesias com um melhor aspecto estético e, sobretudo, com maior conforto”.
O critério para a atribuição dos apoios está relacionado com a natureza das reparações, havendo um tecto máximo de 1200 euros. A iniciativa é totalmente financiada pelo orçamento municipal.
Questionado acerca da nova legislação sobre reabilitação recentemente decidida pelo Governo, Carlos Pinto pensa ser “uma boa medida do ponto de vista legislativa”, mas agora “vou esperar para ver como se processa na prática”. O presidente da Câmara considera “justa” a obrigatoriedade de reconstrução. “Não é possível continuar a ver-se tantos edifícios completamente ao abandono”, denota.
No entanto, Carlos Pinto espera que a medida governamental contemple uma verba para as autarquias, uma vez que estas “vão ser responsáveis por tarefas novas como a expropriação a proprietários de casas degradadas que não queiram recuperá-las”.