Projecto ReAgir
Luta contra a pobreza alegra quadra natalícia

Entre os dias 15 e 19, decorreu no Teatro Cine da Covilhã uma exposição inerente ao projecto ReAgir, no âmbito do programa de luta contra a pobreza.

Por Susana Gomes


O projecto de luta contra a pobreza, que dá pelo nome de ReAgir, e que foi criado mediante a urgência de intervenção social, apresentou os trabalhos que têm sido desenvolvidos nas diversas áreas que o programa abrange, nomeadamente no A.T.L para crianças, criado na sequência de um programa de ocupação de tempos livres, no período escolar e extra-escolar, e também na área da educação extra-escolar.
O evento realizou-se no Teatro Cine da Covilhã, e teve início no passado dia 15, com
uma “Exposição retrospectiva” e, por volta das 17 horas, com a inauguração
da exposição “Um olhar sobre a pobreza…a visão das crianças” seguido,
também, da inauguração da exposição dos cursos de educação extra-escolar.
Como refere um elemento da equipa técnica, “foram cerca de uma centena de trabalhos em exposição”, e abrangem diversos cursos inseridos no programa.
Entre muitos, destacam-se os trabalhos de pintura a café, pirogravura, pintura a óleo, Arraiolos e pintura em vidrais, alguns deles cursos novos.
No que diz respeito aos trabalhos relativos ao tema “Um olhar sobre a pobreza…a visão das crianças”, muitos foram os “mimos” elaborados pelos mais novos, que o público poderia adquirir a preços relativamente acessíveis, “contribuindo, assim, para uma boa causa”, como refere um dos visitantes.
A adesão do público superou as expectativas da organização, a cargo do projecto ReAgir, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, Câmara Municipal da Covilhã, Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente e Educação extra-escolar, Paróquias de Santa Maria e S.Martinho, Centro de Alcoólicos Recuperados da Cova da Beira, entre outros.
Este evento culminou com uma festa de encerramento, realizada no dia 19, pelas 21h30, e contou com a participação do Grupo de Canto Coral e Grupo de Ginástica do mesmo programa, ReAgir. Este último grupo é constituído por pessoas com idades compreendidas entre os 40 e os 70 anos, e o seu espectáculo foi um dos pontos altos da festa, apresentando alguns exercícios rítmicos treinados ao longo do curso. Realizou-se, também, a entrega de certificados aos alunos dos cursos de educação extra-escolar, e a retrospectiva dos três anos do projecto ReAgir.
De acordo com os presentes, esta experiência foi “muito positiva” e “deveria realizar-se mais vezes, principalmente nesta quadra que foi, de facto, a ideal para fazer a população reflectir na diferença entre o natal para alguém mais carenciado, e para alguém com mais possibilidades pois, por vezes, por muito pouco que seja, devemos agradecer o que temos”.