No painel de oradores estiveram presentes dois docentes da UBI
Perspectivas para a neuroreabilitação
UBI e Hospital unem esforços

Colóquio sobre a neuroreabilitação contou com dois docentes da UBI que pretendem uma formação mais prática e interventiva para os alunos do Departamento de Psicologia e Educação.


Por Marta Nogueira


Na passada sexta-feira, dia 18, decorreu no auditório do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) o colóquio subordinado ao tema “Perspectivas para a neuroreabilitação, que caminhos para a região da Cova da Beira”.
Integrando o painel de especialistas, participaram os docentes do Departamento de Psicologia e Educação, Manuel Loureiro e Luís Maia, a convite do Presidente do Conselho de Administração do CHCB, Miguel Castelo Branco.
Os professores explicam que a sua colaboração neste projecto é um grande contributo para a formação dos alunos do Departamento de Psicologia e Educação. “Importa que a formação dos alunos seja o mais prática, interventiva e racional possível desde os períodos mais precoces”, esclarece Luís Maia.
Manuel Loureiro acrescenta que tem sido produzido algum trabalho científico relacionado com a necessidade de intervenção e reabilitação neuropsicológica.
Este colóquio marca um esforço conjunto entre a UBI e o CHCB. Assunção Vaz Pato, neurologista e dinamizadora do debate que se seguiu ao colóquio, adianta que “a universidade tem que ter cada vez mais uma intervenção social, pois uma universidade de costas voltadas para a sociedade é algo terrível, sobretudo na Covilhã”.
A neurologista sublinha ainda a importância de uma interacção entre as diferentes entidades empenhadas na inserção de um doente na comunidade. “Até agora tem havido um certo trabalho individual de cada serviço e conseguindo pô-los a trabalhar em conjunto torna-se mais benéfico para o doente”, conclui.