Cinubiteca
UBI já tem sala de cinema


A mais recente estrutura de apoio da Licenciatura em Cinema da UBI ficou pronta no último dia do ano. A partir de agora, a UBI está equipada com uma sala de cinema com capacidade para cerca de 200 pessoas. O Anfiteatro 2.1 (ou da Parada como é conhecido), é a primeira sala de cinema digital da região. Isto porque “a projecção é integralmente digital. Já não lê película, mas DVD multizona”, explica Carlos Micaelo, técnico do CREA responsável pela instalação técnica da sala. A projecção é assim feita a partir de DVD e todos os formatos vídeo existentes. O projector que lê DVD, de alta resolução e qualidade, com 5 mil ansilumens de luminosidade transmite para um tela motorizada, colocada na sala, com quatro por três metros. O espaço conta ainda com um sistema de som Dolby Surround Di-gital EX. Na nova Cinubiteca foram ainda instaladas cortinas de tecido grosso para facilitar a acústica.
O custo destas novas instalações num espaço que continuará a funcionar como anfiteatro, tendo simultaneamente as valias para projecção de cinema, foi superior a 75 mil euros.
A montagem destes equipamentos foi feita por técnicos do CREA, também habilitados para a projecção de filmes no futuro, em conjunto com a Videovisão, empresa do Porto que vendeu e montou parte do sistema de som.