Solar de Portugal




Melgaço












Melgaço dispõe de um património construído e paisagístico de considerável valor. Para além da paisagem natural, da variedade da fauna e do flora, dos múltiplas possibilidades de percursos pedestres, há os testemunhos históricos, desde a pré-história à Idade Média. Os dólmens, os castros, as igrejas românicas, as pontes, tão variadas quanto belas, são alguns dos atractivos de teor histórico.
Hoje vila, ontem pequeno burgo nascido à sombra do castelo roqueiro construído, em 1170, por ordem de D. Afonso Henriques, Melgaço continua a ter o rio Minho a seus pés. Graciosa sede de concelho, o município preserva os traços medievais de outrora nas típicas ruelas de calçada à portuguesa, nos telhados e muros com patine ancestral e na velha fortificação. Mas o tempo passou e a vila, alargando a "cerca", abriu-se ao presente expondo-o em modernos largos e alamedas e em ruas amplas e arejadas.
Ir a Melgaço é visitar também a estância termal, situada a 4 quilómetros, encerrada num verde vale, onde um regato corre no meio de um denso e purificador parque florestal.