António da Cruz junto a uma das suas criações
Exposição de pintura e arraiolos
António “Marquês” apresenta sobrinho

Na sala de exposições do Teatro Cine, na Covilhã, está patente ao público uma exposição de pintura e arraiolos da autoria de António da Cruz, “Marquês”, e do seu sobrinho Carlos António Cruz Gomes.


Por Marta Grácio


O objectivo da exposição é claro: “Apresentar e divulgar Carlos Gomes no mundo artístico” refere António “Marquês”. Se para Carlos Gomes é a primeira exposição em que participa, António “Marquês” já conta com uma longa e diversificada carreira.
A Covilhã foi a cidade que viu nascer António “Marquês, há 73 anos. As suas obras são bem conhecidas da maioria dos habitantes da região. Algumas podem ser vistas no C.C.D. Leões da Floresta, C.C.D. Oriental de S. Martinho, Ginásio Clube da Covilhã, Associação Recreativa Musical Covilhanense e na Casa da Covilhã em Lisboa. De entre os inúmeros trabalhos que já realizou destacam-se o painel publicitário da “Covifeira” e dois murais pintados à mão alusivos à capela de S. Martinho e à capela de Santa Cruz.
Na sala de exposições do Teatro Cine encontram-se quadros pintados a óleo da autoria de António “Marquês”. Os quadros retratam “locais da Covilhã poucos conhecidos, bem como figuras religiosas”, elucida António “Marquês”.
Pouco conhecido no meio artístico, mas “com muito talento”, Carlos Gomes tem uma grande variedade de quadros, tapetes e almofadas em arraiolos em exposição. A parte mais difícil de todo o trabalho é o projecto. O seu tio explica todo o processo: “Através de uma fotografia ou postal por exemplo, de um edifício, Carlos Gomes executa o esquema num papel, ponto por ponto, incluindo as cores, depois compra o tela e começa a encher quadro com as lãs.” Todos os quadros têm de passar por este processo, é o caso do quadro referente à Câmara Municipal da Covilhã, ao do Calvário e ao do Centro Cívico.
A exposição de pintura e arraiolos pode ainda ser visitada até ao próximo sábado, dia 24.