A vídeo-conferência foi o tema de um dos trabalhos apresentados
Apresentação pública de trabalhos por alunos
Tecnologias Multimédia à disposição de todos

A procura de uma mais fácil interacção entre homem e máquina é o objectivo da disciplina de Tecnologias Multimédia da licenciatura em Engenharia Informática. Os alunos da cadeira fizeram uma apresentação pública de trabalhos que visam essa meta.


Por Daniel Sousa e Silva


Os alunos do terceiro ano de Engenharia Informática apresentaram publicamente na passada quinta feira, 15, os trabalhos desenvolvidos na disciplina de Tecnologia Multimédia. Paulo Moura, docente responsável pela cadeira, pretende, com a apresentação oral, “para além de profundar as matérias abordadas, o desenvolvimento de capacidades de pesquisa e síntese de informação”.
”A preparação e execução de apresentações públicas é algo que, no mercado de trabalho é essencial”, complementa.
Todos os trabalhos estão disponíveis para consulta. Paulo Moura considera importante o facto de os alunos terem os seus trabalhos online, já que o seu objectivo é alimentar “hábitos de trabalho que visam a autonomia dos alunos através do desenvolvimento de capacidades de investigação”. O docente acredita que “a disponibilização e apresentação pública contribui para a responsabilização dos alunos em relação à sua própria formação”.
Representações analógica e digital. Tipos de dados multimédia. Técnicas
de compressão e descompressão de áudio e vídeo. Espaços de cor.
Interacção homem-computador. Realidade virtual. Arquitecturas para
multimédia. Ferramentas e aplicações. Tudo isto faz parte da disciplina leccionada por Paulo Moura
Mas, afinal, o que são as tecnologias multimédia? Na sua página da Internet da cadeira, o docente diz que o objectivo da disciplina é “conhecer e saber como e quando utilizar os diferentes formatos de imagem, áudio e vídeo na produção de títulos multimédia”. É a manipulação de texto, imagens e gráficos, áudio e vídeo, animação, entre outros possíveis de forma a q a interacção homem/maquina seja mais indutiva.

Trabalhos “sub-avaliados”

Sérgio Figueiredo é um dos alunos que apresentou, juntamente com três colegas seus, um trabalho sobre codecs vídeo e áudio vocacionados para a Internet. Para o aluno, a disciplina Tecnologias Multimédia é crucial, porque se ”aprende a ligar todo o mundo multimédia”.
“Os alunos que fizeram trabalhos pouco abrangidos nas aulas são objecto de estudo para os restantes”, porque o teste escrito da disciplina contêm questões aleatórias sobre os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. “Cada grupo é responsável pelo conteúdo, que tem de ser suficiente para que os colegas aprendam e façam a cadeira”, explica Sérgio Figueiredo.
O aluno apenas lamenta o facto de o trabalho ter “pouco peso” para a nota final de frequência, 20 por cento. Sérgio Figueiredo acha justo que “algo que ocupou tanto tempo dos alunos deveria ser melhor recompensado”. Metade da nota final seria um valor que satisfazia o aluno.