Joauim Morão, autarca albicastrense, diz que a cidade está preparada para receber os Nacionais
Castelo Branco
Nacionais de Desporto Escolar juntam 2400 alunos na cidade

Decorrem, nos dias 14, 15 e 16 de Maio, em Castelo Branco e Alcains, os Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar. Este ano cabe ao Centro de Área Educativa do distrito organizar o evento que juntará 2400 alunos, em 14 modalidades.


Céu Lourenço
NC / Urbi et Orbi


O Centro de Área Educativa de Castelo Branco organiza nos dias 14,15 e 16 de Maio, em Castelo Branco e Alcains, os Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar, nos quais participarão cerca de 2400 alunos, distribuídos por 14 modalidades, naquela que será a maior festa desportiva de sempre realizada em Portugal pelo Desporto Escolar, e uma das maiores jamais organizada em toda a Região Centro do País, quer pelo número de modalidades envolvidas quer pelo número de atletas participantes.
O anúncio deste evento desportivo, foi feito na passada quinta-feira, 15, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo Branco.
O edil Joaquim Morão, salienta que esta manifestação desportiva "é muito importante para a cidade albicastrense, porque temos condições para receber condignamente estes campeonatos, estando por isso preparados para em conjunto com o coordenador do CAE, dignificar o desporto escolar, o País e a cidade anfitriã".
Por seu turno, o coordenador do Centro de Área Educativa (CAE), lembra que "desde o primeiro momento em que este desafio nos surgiu, foi com muito agrado que o CAE recebeu esta ideia, se propôs pôr em prática, dando toda a colaboração e dignidade ao evento que nos dispomos levar em frente". José Alberto Duarte considera que estes campeonatos "vão ser um acto importante para a cidade, o País e muito mais importante para esta equipa do Ministério da Educação que se sente bastante envolvida e empenhada em fazer do desporto escolar uma das áreas privilegiadas da nossa educação", recordando a propósito que "recentemente o próprio ministro da Educação me referiu que é uma aposta da sua parte, para que o desporto escolar tenha uma representatividade em termos nacionais, que até agora não tem tido. Com o nosso empenho, acreditamos que podemos mudar com eventos desta natureza e divulgações deste género". Elogiando o papel preponderante do presidente da Câmara Municipal, frisa que esta "está sempre desde o primeiro minuto disposta a colaborar connosco, empenhando-se da mesma forma a que nos propusemos".
A concluir, o Coordenador Nacional do desporto sscolar, Carlos Barroca lembra que "o desporto escolar é uma enorme sala de aula, que permite educar da mesma forma, como se faz em outros espaços escolares" considerando que pelo elevado número de participantes "podemos equiparar este evento aos Jogos Olímpicos do Desporto Escolar, com a particularidade deste ano, conseguirmos fazer regressar ao seio desta actividade educativa as regiões autónomas da Madeira e dos Açores".
Relativamente ao programa dos campeonatos nacionais, após a recepção dos participantes, terá lugar na sexta-feira, 14 de Maio, o início da Cerimónia de Abertura, no Centro Cívico de Castelo Branco, iniciando-se esta com o "Hino" dos Campeonatos Nacionais, composto pela pianista Maria João Pires e vocalizado pelo Coro Infantil de Belgais.
Paralelamente à organização, a cidade albicastrense organizará um conjunto de actividades de carácter social, cultural e desportivo, destinadas aos pais e encarregados de educação dos alunos participantes, uma vez que no dia 15 de Maio, assinala-se o Dia Internacional da Família. Como aspectos relevantes desta organização, é de salientar que a maior parte dos alunos e professores participantes chegará a Castelo Branco de comboio - "O Comboio do Desporto Escolar", situação que se verificará pela primeira vez. A organização será composta por cerca de 200 elementos (técnicos especialistas, guias, médicos, enfermeiros, colaboradores, pessoal auxiliar, etc...), sendo que durante as provas do Desporto Escolar, será efectuado o levantamento estatístico das diversas competições.