Por Celina Martins


As consultas são uma forma de os alunos praticarem os seus conhecimentos

No âmbito de uma disciplina do 5º ano do curso de Optometria e Optotecnia (Física Aplicada), os alunos são avaliados através das consultas dadas. Em Optometria Laboratorial, os estudantes “irão concentrar os conhecimentos que têm vindo adquirir ao longo do curso, com vista a efectuar o diagnóstico de situações reais”, esclarece o docente Pedro Miguel Monteiro.
Esta iniciativa não é uma novidade. Em anos anteriores os alunos também efectuaram este tipo de exames. Trata-se, de certa forma, de um pré-estágio. Com estas consultas, os alunos têm contacto com casos reais. Raquel Mendes, finalista do curso, considera que este é “um primeiro passo”, pois dão a consulta e têm sempre o acompanhamento do docente responsável pela cadeira. “Se tivermos de prescrever uma receita, ele analisa os resultados dos exames. As pessoas podem então dirigir-se a uma óptica”, conta a aluna.
As consultas estão abertas não só a alunos da UBI, como também a qualquer outra pessoa que não esteja ligada à instituição. Todos concordam com este projecto, considerando-o “bastante positivo” para os estudantes desta área. Sérgio Novo fez uma consulta e pensa que a actividade é “de louvar e que, acima de tudo, deve continuar”. “Para além de dar aos alunos, a possibilidade de fazerem exames e de terem um acompanhamento específico; é bom, pois, por vezes, nas ópticas não têm paciência para explicar certas coisas”, comenta.