O lançamento dos concursos deve ocorrer no segundo semestre de 2004
Para 2005
As maiores pontes pedonais do Mundo

Uma vai ter 250 metros de comprimento, a outra 150. Pelas suas dimensões, as pontes pedonais a construir na Carpinteira e Goldra, no âmbito do Polis serão das maiores do Mundo.


João Alves
NC / Urbi et Orbi


As maiores pontes pedonais do Mundo vão ser construídas na Covilhã. É esta a novidade adiantada ao NC pelo coordenador do Programa Polis na Cidade Neve, João Esgalhado.
A autarquia serrana convidou dois dos mais prestigiados arquitectos do País, Covilhã Graça e Adão da Fonseca, um famoso projectista de pontes pedonais, que desenharam duas pontes, as que vão atravessar a Ribeira da Goldra e a da Carpinteira, que segundo Esgalhado "são únicas no mundo, quer pela sua dimensão, quer pela profundidade dos vales que atravessam e pela altura do tabuleiro em relação à base do vale. Serão das maiores pontes pedonais do Mundo" assegura o também vereador da Câmara da Covilhã.
Esgalhado diz que o desafio colocado aos arquitectos foi desenharem pontes que tivessem viabilidade técnica, exequível e compatível com as verbas a dispender, numa altura em que a maioria dos Polis do País atravessam dificuldades financeiras, às quais a Covilhã não escapa. De todos os estudos realizados chegou-se à conclusão que "não era viável nem técnica nem financeiramente" fazer pontes desta dimensão apenas em madeira, pois as condições climatéricas da região obrigariam a uma apertada manutenção das mesmas. Assim, a alternativa passa pela utilização de madeira apenas nas extremidades das pontes, que terão uma espécie de túneis de acesso. Estes serão revestidos, no seu interior, em madeira, tal como o pavimento das mesmas. As estruturas ficarão no entanto assentes em pilares de betão armado, mas especial e que garante "uma beleza diferente do betão tradicional". Já os tabuleiros serão em aço, mas com um revestimento de tom acastanhado que se associará à paisagem envolvente. As duas pontes serão iluminadas em todo o seu percurso.
Para a Carpinteira, a ponte de maior dimensão, está idealizada uma estrutura com cerca de 250 metros de comprimento e uma altura de 40 metros. Já na Goldra, o comprimento da ponte é 150 metros e a profundidade ronda os 25. Apesar de estarem a ser projectadas três pontes, segundo João Esgalhado, "só há dinheiro para fazer duas". O orçamento previsto é de quatro milhões de euros para as duas estruturas. Contudo, o vereador deixa claro que o estudo "não está fechado" e que o que a população pode ver é apenas uma vizualização "próxima daquilo que será o aspecto final".

Prontas em 2005

A autarquia serrana vai mesmo levar a efeito uma visita aos trabalhos de desassoreamento da Ribeira da Goldra e abrir, no edifício Arte e Cultura, uma exposição das pontes pedonais.
Segundo Esgalhado, as pontes ainda estão numa fase embrionária, mas pensa-se lançar concurso no segundo semestre de 2004. Quantos aos financiamentos, o coordenador do Polis diz que o Ministério do Ambiente promoteu verbas e que as duas pontes, se tudo correr como o previsto, já poderão ser utilizadas pela população em 2005.