Por Paula Alcobia


Alunos durante a apresentação

No passado dia 27, realizou-se no anfiteatro 8.1 da UBI, a apresentação de trabalhos da cadeira de Patologia e Conservação dos Edifícios, do curso de Engenharia Civil. A disciplina de 5º ano, do ramo de Planeamento e Urbanismo, tem como objectivo “dar aos alunos uma perspectiva diferente daquilo que é só construir de novo, conta João Carlos Lanzinha, docente da disciplina.
”Embora no nosso País ainda não se verifique um grande investimento na conservação e reabilitação de edifícios; na Europa, os investimentos nesta área são da ordem dos 40 a 50 por cento. Nós caminhamos para lá e é por isso importante que os novos engenheiros estejam preparados”, esclarece o docente.
Para a preparação dos trabalhos os alunos visitaram diversos edifícios, a fim de verificar as anomalias existentes. Vítor Vasques, um dos alunos que fez apresentação, explica em que consistia o trabalho. “ Primeiro, há que analisar os projectos das moradias, depois, detectar quais as anomalias existentes, a sua origem e quais as causas dessas anomalias a nível patológico”, descreve.
O ambiente entre os alunos era de descontracção e nem o facto de terem que apresentar o trabalho oralmente os deixou intimidados, sendo unanime a ideia de que o trabalho “é um bom treino para a apresentação do seminário do próximo semestre”.
Detectar as anomalias de construção e apontar soluções de reabilitação dos edifícios é o grande objectivo da disciplina, que contempla também o futuro dos profissionais, tentando prepará-los para a realidade que irão encontrar depois de terminada a licenciatura.