IC6
Carlos Pinto envia carta a Durão Barroso


Numa carta enviada ao primeiro-ministro, Carlos Pinto pede a abertura de concurso para o IC6 com perfil de auto-estrada e com portagens para o utilizador. E apela ao autarca de Coimbra, Carlos Encarnação, para que também ela faça pressão junto do Governo.

João Alves
NC/Urbi et Orbi



O pedido do presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, para a construção da auto-estrada para Coimbra, com portagens pagas pelo utilizador, já chegou às mãos do primeiro-ministro, José Manuel Durão Barroso. Na passada semana, o autarca covilhanense escreveu ao responsável máximo do Governo exigindo que seja criada esta acessibilidade que aproximará o Interior do Litoral.
Segundo Carlos Pinto, a construção da ligação entre Covilhã e Coimbra por rodovia é "uma velha aspiração"e um "elemento estruturante" da Região Centro. Só que, "desde há anos que não passamos da fase de projecto base". No documento enviado ao Governo, o autarca covilhanense lembra que "a este ritmo, a ligação não estará concluída, seguramente, antes de 2010 e 2015", pelo que não será possível "falar em desenvolvimento" para o Centro sem "a construção a curto prazo desta ligação". Carlos Pinto mostra a Durão as quatro alternativas existentes, "qual delas a pior", como são a Estrada Nacional 230, por Unhais da Serra, o IC8, a ida pelo IP5 e passagem pelo IP3, ou a saída pela Torre para chegar ao IC12 e IP3. Em todos estes casos, a viagem será sempre superior a duas horas, pelo que "justifica-se encontrar uma alternativa".
Por isso, diz Pinto, e tendo em conta que o III Quadro Comunitário de Apoio se encontra esgotado, "não resta alternativa que a concessão de exploração desta via como auto-estrada com portagens". E, para o autarca, "é impensável admitirmos que se venham a construir estradas para o futuro com a importância fundamental da via, com base em 80 quilómetros por hora, como se refere nos documentos do Instituto de Estradas de Portugal". Carlos Pinto lembra que se pensou o mesmo quando, há 19 anos, se discutiu a A23 e, se não tivesse havido clarividência, "repetiriam o que aconteceu com o IP5". "Em Portugal, não podemos falhar ao nível do planeamento com horizontes de resposta em equipamento e infra-estruturas estruturantes" apela o edil covilhanense, pelo que solicita a Durão Barroso que "determine a abertura de Concurso Público de concepção, projecto, construção e exploração da auto-estrada para Coimbra, com pagamento de portagens por um período a determinar pelo Governo".

Apelo a Coimbra

Por outro lado, e após ter conseguido o apoio da maioria dos autarcas da Corda da Serra, Carlos Pinto, também numa carta, apela também ao presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação, para que aquele município faça desta ligação também uma causa sua. Carlos Pinto lembra os sucessivos atrasos neste projecto e recorda que a ligação trará também vantagens a Coimbra, que com a entrada em funcionamento da A23 ficará também ela mais próxima da fronteira de Vilar Formoso. "Julgamos que este objectivo deve ser comum dos dois municípios, pelo que solicito o seu empenho e manifestação de comum vontade junto do senhor primeiro-ministro" frisa Carlos Pinto.