Plano está a ser discutido
Ensino para jovens em risco foi adiado


As aulas da turma que pretende combater o abandono escolar e o trabalho infantil ainda não tiveram início. O horário dos profesores não foi aprovado pela DREC e está de novo a ser discutido. Por enquanto ainda não há nova data marcada para o arranque do projecto.

Ana Ribeiro Rodrigues
NC/Urbi et Orbi


As aulas da turma do Plano Integrado de Educação e Formação (PIEF), com arranque previsto para o dia 5 de Janeiro na Escola Pêro da Covilhã, ainda não começaram. A Direcção Regional de Educação do Centro (DREC) não aprovou o horário dos professores e o plano está novamente a ser discutido pelos parceiros do projecto, para ser reavaliado.
Segundo Jorge Antunes, presidente do concelho executivo da escola a que a DREC propôs a turma, tratam-se de "duas horas de articulação curricular, para reuniões", e diz que ainda não há nova data agendada para o início das aulas. Mas Jorge Antunes acrescenta que este adiamento não vai prejudicar a turma, porque o projecto dura 36 semanas, ou menos, para quem atingir antes os objectivos, e "o plano não tem de coincidir com a abertura de anos lectivos".
O PIEF foi criado em 1999 como uma das formas de pôr no terreno o Plano para a Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil (PEETI), através de medidas que permitissem aos jovens em risco de abandono escolar terminar a escolaridade obrigatória com um ensino individualizado e técnico-prático.
A turma em causa será a primeira do concelho, depois de Castelo Branco e Guarda já terem este projecto em funcionamento e tem capacidade para 15 alunos. Até agora o PEETI indicou 13 para integrarem o programa, mas, mesmo no decorrer das aulas podem vir a juntar-se-lhes mais dois. Os jovens, entre os 14 e os 17 anos, são ex-alunos de escolas da Covilhã que deixaram de estudar e alguns já se encontravam a trabalhar.
O currículo previsto tem em conta as características e necessidades específicas do grupo. É um programa adaptado para resultar onde o do ensino regular falhou.
A equipa multifacetada que irá orientar a turma, de seis professores, para além das disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Meio Ambiente Social e Cultural vai também leccionar conhecimentos mais práticos. Iniciação à Electrotecnia, Jardinagem e formação de calceteiros estão também integrados no programa. Os alunos terão ainda contacto com o sector têxtil. Algumas destas aulas serão dadas no Cilan e parte das teóricas nas instalações do Ensino Recorrente, outro dos parceiros. As únicas a ter lugar dentro da escola são as práticas, de Ginástica, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Educação Visual e Tecnológica.