O III SOPCOM vai decorrer na Covilhã

 

Ciências da Comunicação em Congresso na Covilhã em Abril
Forte adesão internacional aos congressos na UBI

A organização do III SOPCOM, onde se incluem o VI Lusocom e II Ibérico, recebeu quase quinhentas candidaturas de comunicações.


Por Daniel Sousa e Silva


A terceira edição do congresso da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação – é composta por dois congressos: o VI Lusocom, que tem lugar nos dias 21 e 22 de Abril, e o II Ibérico, que decorre nos dois dias seguintes, 23 e 24.
Foram entregues 282 candidaturas de comunicações ao Lusocom – Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação, e 203 ao Ibérico – Congresso Ibérico de Ciências da Comunicação. A candidatura em força de estrangeiros é uma evidência. Das 282 candidaturas ao Lusocom, 202 são de brasileiros, por exemplo.
O prazo de entrega de candidaturas de comunicações terminou a 31 de Janeiro e 7 de Fevereiro, respectivamente.
As candidaturas vão ser agora sujeitas a um processo de selecção por parte dos coordenadores existentes em cada uma das 16 mesas temáticas de cada congresso.
Todas as mesas têm um coordenador português e um estrangeiro. Os coordenadores são pessoas experientes na área das Ciências da Comunicação. Sónia Moreira, presidente da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e José Marques de Melo, primeiro brasileiro doutorado em Jornalismo, são apenas dois dos 64 coordenadores.
Ambos os congressos terão as mesmas mesas temáticas, mas cada comunicação apenas se pôde candidatar a uma mesa e congresso específicos. O que significa que o tema Teorias da Comunicação, por exemplo, vai ser assunto de análise por portugueses e brasileiros a 21 de Abril (Lusocom) e por oriundos da Península Ibérica no dia 23 (Ibérico), sem repetição de comunicações.
A abertura do Lusocom será feita por Eduardo Lourenço, com a conferência "Identidades e Lusofonia".
As mesas plenárias, uma outra acção no âmbito do SOPCOM, vão ser constituídas por convidados da organização. Augusto Santos Silva, Pacheco Pereira e Pinto Balsemão são alguns dos nomes conhecidos que irão estar presentes no encontro internacional.

Um local, três congressos

Os Congressos de Ciências da Comunicação na Covilhã, constituem de acordo com o folheto publicitário do evento “um momento privilegiado de encontro das comunidades académicas lusófonas e ibéricas, fazendo público o estado da pesquisa científica nos diferentes países e lançando pontes para a internacionalização” da investigação.
Os diferentes percursos históricos dos três congressos desenham a evolução das Ciências da Comunicação como campo académico e científico no País. Em Abril de 1997 realiza-se na Universidade Lusófona, em Lisboa, o I Encontro Luso-Brasileiro de Ciências da Comunicação, momento em que os investigadores portugueses decidem criar a SOPCOM. Um ano mais tarde, em Abril de 1998, o II Encontro é organizado na Universidade Federal de Sergipe, no Brasil, incluindo investigadores de países africanos de expressão portuguesa. É então que se funda a LUSOCOM. A terceira edição do Lusocom tem como local de encontro a Universidade do Minho, em Outubro de 1999. De regresso ao Brasil, a sua quarta edição, em Abril de 2000, é em S. Vicente. Atravessa-se um interregno de dois anos para reaparecer com Moçambique como país organizador, decorrendo em Maputo o V Lusocom, em Abril de 2002.
O Ibérico conta apenas com uma edição, a de Málaga em Maio de 2001. De acordo com o folheto dos congresso, o Ibérico “procura agora, pela segunda vez, juntar investigadores e académicos de Espanha e de Portugal, e assumir-se assim como momento de união e debate acerca do trabalho levado a cabo pelos dois países”.
O primeiro congresso SOPCOM realiza-se em Março de 1999, em Lisboa. O mesmo local alberga, passados dois anos, a segunda edição do congresso, em Outubro de 2001. A terceira e “ambiciosa” edição do congresso SOPCOM tem data marcada para Abril próximo, “situando-se como ponto de convergência de três percursos e antecipando um dos momentos mais altos das Ciências da Comunicação que o espaço lusófono e ibérico tem vivido nos últimos anos”, está assegurado no folheto publicitário do CCCC.
Está também prevista a realização, por altura dos congressos internacionais, do I Encontro de Estudantes de Ciências da Comunicação, na Covilhã.


Para saber mais visite a página oficial do CCCC em:
http://www.sopcom2004.ubi.pt