Docentes e investigadores do Departamento de Sociologia dão o seu contributo a esta obra



Obra conta com a participação de docentes da UBI
Terrorismo em livro


Foi lançado no passado dia 20 de Janeiro o livro “Terrorismo”. Uma obra coordenada por Adriano Moreira que conta com a participação de docentes e investigadores da Universidade da Beira Interior, como é o caso de José Carlos Venâncio, Nuno Amaral Jerónimo e Maria João Simões, do Departamento de Sociologia e João Pedro Silva, investigador no Centro de Estudos Sociais.
Nas 510 páginas do livro estão reunidos 11 artigos que abordam a temática do terrorismo. Entre outros, destacam-se os seguintes temas: Insegurança sem Fronteiras: o Martírio dos Inocentes, de Adriano Moreira , O terrorismo na Bíblia, de Peter Stilwell , O intelectual, a motivação artística e o terrorismo, de José Carlos Venâncio, António Luís Ferronha, José Pedro Silva e Nuno Amaral Jerónimo, As sociedades contemporâneas e a ameaça terrorista, de Luís Fiães Fernandes e Terrorismo(s) e usos das Tecnologias da Informação e da Comunicação, de Maria João Simões.
No prefácio da obra, Adriano Moreira refere que “depois do 11 de Setembro, que revelou o terrorismo como uma ameaça global, de que este livro se ocupa, o seu efeito colateral mais relevante, na frágil ordem internacional, foi desenvolver o unilateralismo dos EUA”. O autor faz depois algumas considerações sobre determinados acontecimentos passados a nível internacional.
A obra editada pela Almedina assume-se como uma forma de pensar o terrorismo sob as mais diversas vertentes desde a religião à motivação artística, passando pela análise jurídica, pela visão militar e até pelas novas tecnologias da informação.