Blogs







Paulo Querido e Luís Ene













Por Catarina Rodrigues

Blogs, de Paulo Querido e Luís Ene, é o primeiro livro lançado em Portugal sobre esta temática. Os blogues constituem um dos fenómenos mais marcantes da Internet na actualidade. Nasceu o mundo da blogosfera, um espaço onde tudo pode ser publicado e onde todos podem dar a sua opinião. De uma forma simples e acessível qualquer pessoa com acesso à Internet pode manter uma espécie de diário sobre os mais diversos temas.
Com consciência que iriam ter um trabalho difícil, os autores da obra salientam logo no início que escrever "um livro sobre blogues é uma obra ingrata. "A blogosfera, o universo da edição pessoal, está em mutação constante”.
No livro são tratadas questões muito práticas como criar um blogue, mas são também feitas algumas reflexões como por exemplo: a Guerra no Iraque e os Blogs , o caso Pacheco Pereira e são referidas algumas das conclusões retiradas do primeio Encontro Nacional de Weblogs realizado na Universidade do Minho, em Setembro do ano passado. Um dos assuntos também tratados no livro prende-se com a relação entre o jornalismo e os blogues.
O livro de Paulo Querido e Luís Ene tem ainda a particularidade de incluir algumas entrevistas a vários autores de blogues. É ainda avançada uma classificação dos mesmos por categorias: humor , informativos, históricos, ciência & investigação, literários, cronistas, políticos, directórios e internacionais.
A obra é editada pelo Centro Atlântico na colecção Sociedade da Informação e é um passo importante para começar a reflectir sobre uma temática que envolve um número cada vez maior de pessoas.