A PSP da Covilhã há já muitos anos que anseia por novas instalações, já que as actuais são exíguas para os seus agentes
Projecto concluído este mês
Figueiredo Lopes pode vir à Covilhã dar aval à nova esquadra da PSP

O projecto final da nova infra-estrutura deve ser concluído este mês. Por isso, a autarquia vai convidar o ministro da Administração Interna para vir à cidade anunciar a abertura do concurso público.


Andreia Reis
NC/Urbi et Orbi


A nova esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Covilhã, que vai situar-se junto à Biblioteca Municipal, deverá ter o seu projecto final concluído este mês.
Sem se alongar muito sobre o assunto, o autarca, durante a última sessão de Câmara na sexta feira, 6, disse que esta é a informação que possui. E assim, para dar continuidade à formalização do projecto, Pinto garante que vai convidar o ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes para fazer uma visita à Covilhã. Isto para anunciar a abertura do concurso público para a construção da nova esquadra da PSP.
Já com o projecto concluído, Pinto espera que esta visita possa acontecer em Março também para “homologar uma solução que é muito importante para as questões de segurança na Covilhã”, refere o edil. Uma solução que “já está proposta há dois anos e meio no Ministério” e que, de acordo com Pinto, tem a ver com “a redefinição das áreas de influência da Guarda Nacional Republicana (GNR) e a PSP”. Daí que, aquando da visita do ministro, o presidente serrano espera que aquele membro do Governo “traga já a concordância do Ministério para que não se mantenha a situação que temos hoje”. Uma situação que no entender de Carlos Pinto “é de uma certa colisão de territórios de jurisdição quer da GNR, quer da PSP”. Daí que vincule o quão importante esta visita vai ser, até para “clarificar essa situação” e para “ajudar à boa operacionalidade das forças de segurança”.
De acordo com Pinto, “só falta o Ministério dar o sue apoio”, já que “as forças de segurança já chegaram a acordo do ponto de vista das estruturas locais e regionais”, adianta.
A visita de Figueiredo Lopes vai ser ainda, como conclui, “um momento oportuno para vermos a questão do lançamento do posto da GNR nas Penhas da Saúde”.