Adega da Covilhã
Vinho "judeu" celebra 50 anos


A Adega da Covilhã celebra, no dia 22, 50 anos de existência. E para o efeito lança um vinho, designado de "Terras de Belmonte", destinado à população judaica, que em Setembro do ano passado começou a ser produzido pela própria Comunidade Judaica .

João Alves
NC/Urbi et Orbi


"Este projecto é quase como um bébé, que se vê, que saiu dentro da barriga da mãe e que depois efectivamente vai ter a fase de nascimento, que nós esperamos que seja quando for engarrafado e comercializado". Era assim que em Setembro de 2003, o gestor da Adega da Covilhã, Pedro Gouveia, classificava a produção de um novo vinho, o "kosher", destinado à população judaica. O "nascimento" do bébé está marcado para o próximo dia 22, altura em que a Adega comemora 50 anos de vida. E o nome para o "menino" já está escolhido: "Terras de Belmonte".
Pensado já há cerca de dois anos e meio, só em Setembro do ano passado é que efectivamente começou este vinho a ser produzido, única e exclusivamente por judeus e com a uva da região. Um processo muito "particular", isto porque, "a partir do momento que a uva se transforma em vinho, não pode haver contacto nem com máquinas nem com o vinho de algum elemento que não seja da Comunidade Judaica", refere. "É um vinho feito por eles. Nós só dizemos a quantidade que deve ter, mas quem adiciona e mexe são só os judeus", acrescentava Pedro Gouveia.
Inédito e pioneiro em Portugal, o projecto está também virado para o exterior. O vinho foi feito para a comunidade judaica dos Estados Unidos da América (EUA), França e Portugal. E acompanhado por uma das maiores distribuidoras mundiais de vinho "kosher", a norte-americana Abardanel Family. Porém, a Adega pretende é que o vinho também seja comercializado no País porque "aqui também há comunidade judaica e quando querem consumir os seus vinhos, têm que ir buscá-los a Madrid", declara o gestor da Adega.
Segundo a Adega, este vinho pode ser bebido por qualquer pessoa, pois é "um vinho perfeitamente normal e com características próprias da nossa região".
As comemorações dos 50 anos da Adega contam ainda com a entrega de medalhas comemorativas a sócios fundadores, do prémio "Rótulo 50 anos" à Escola Campos Melo e a apresentação do Círculo de Amigos da Adega.