Por Daniel Sousa e Silva


O programa do festival foi apresentado em conferência de imprensa na passada quinat feira, 12

A oitava edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior vai decorrer entre os dias 14 e 27 de Março. O primeiro dia do evento coincide, propositadamente com a data do aniversário do Teatr’UBI, fazendo-se a comemoração com a apresentação da mais recente peça do grupo “D. Quixote Revisitado”. O dia de encerramento tem também uma carga simbólica. 27 de Março é o Dia Mundial do Teatro, pelo que na cerimónia de encerramento do festival será feita a leitura da Mensagem Oficial desse dia e João Bush, músico de Portalegre, vem ao Bar da Associação apresentar o seu mais recente trabalho discográfico.
Outra participação não teatral no Ciclo é a da bailarina Filipa Francisco no dia 25 de Março, seguindo no dia seguinte um workshop de bailado dirigido por Filipa Francisco “aberto a todos”, salienta Rui Pires, presidente do Teatr’UBI.
O festival vai contar com a participação de 14 grupos de teatro, havendo apenas uma companhia profissional programada. De Espanha, vêm quatro grupos. No dia 24 de Março, O Teatr’UBI vai estrear mais uma peça, “O Essencial Invisível”, onde se vai, nas palavras de Rui Pires, “mostrar o teatro com todos os sentidos menos a visão”, porque tem a particularidade do público estar vendado durante todo o espectáculo.
Uma das novidades do festival deste ano é a atribuição, pela primeira vez em certames do género, de dois prémios aos grupos de teatro universitários presentes. Um dos prémios será atribuído por escolha de um júri e o outro pela votação do público. Os prémios são duas esculturas do artista covilhanense Moreira Neves e prémios monetários de 500 e 250 euros, respectivamente.
Rui Pires defende que se trata de “uma forma de incentivar os grupos que participam”.


Para saber mais sobre o VIII Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior veja as sinopses das peças que vão estar em cena.

> D. Quixote Revisitado – 14 e 15 de Março, 21h45m

> Aventuras Extraordinárias do Príncipe e do Castor - 16 de Março, 21h45m

> O caso d’O meu caso - 17 de Março, 21h45m

> Zhara, favorita de Al-andalus - 18 de Março, 21h45m

> Minim.Mal Show - 19 de Março, 21h45m

> As Moscas - 20 de Março, 21h45m

> As Canções de Bilitis - 21 de Março, 21h45m

> À Espera de Godot - 22 de Março, 21h45m

> Totem - 23 de Março, 21h45m

> O Essencial Invísivel - 24 de Março, 21h45m

> Quinze minutos de glórias - 26 de Março, 21h45m

> La Ultima Vez - 27 de Março, 22h