Alexandre S. Silva
NC / Urbi et Orbi


Apenas a ponte sobre a Ribeira da CArpiteira será construída

Com os actuais recursos, o Programa Polis só pode suportar a construção de uma das três pontes pedonais projectadas para a cidade. A prioridade foi dada à travessia sobre a Ribeira da Carpinteira, entre a zona das Piscinas Municipais, nos Penedos Altos, e a Rua Marquês d’Ávila e Bolama.
Em declarações ao Notícias da Covilhã, João Esgalhado, vereador da autarquia e responsável pelo Polis na Covilhã, admitia já a construção de apenas duas das três pontes devido aos constantes reajustamentos do orçamento do Programa. Obras que custariam cerca de quatro milhões de euros. No dia 13, porém, o presidente da Câmara, adiantou que só há dinheiro disponível para iniciar os trabalhos de uma delas e, “se a empreitada não exceder muito a base de licitação (cerca de um milhão e 500 mil euros)”. Ou seja, ainda não é certo que, mesmo esta, venha a ser construída. Recorde-se que a ponte, concebida por Carrilho da Graça e Adão da Fonseca, com 250 metros de extensão e 40 de altura, é uma das maiores travessias pedonais do mundo e tem arranque previsto para o segundo semestre deste ano.
Quanto às restantes duas, Carlos Pinto deixa antever que já não serão para este mandato: “Quem estiver na Câmara e no Polis em 2006 saberá como encontrar recursos para as concluir”. Para o autarca, “estas seriam obras a integrar, com outras intervenções, um bom Polis II. Mas para isso era preciso mais dinheiro”.
De resto, Pinto acredita que “da actual programação do Polis, tudo estará concluído em 2005”. As obras no Rossio do Rato e na zona da ponte Martin-in-colo continuam “a bom ritmo”, e o Jardim do Lago tem inauguração prevista para 20 de Outubro, o Dia da Cidade.
Entretanto, a transferência de verbas para o Polis, referentes a 2004, já foi regularizada pelo Governo. Três milhões de euros que, com vários meses de atraso, chegam “em boa hora”. Carlos Pinto, que já ameaçara “suspender” algumas obras, uma vez que era a tesouraria da Câmara que assegurava a sua continuidade, mostra-se agora mais satisfeito. O edil afirma sentir-se, agora, mais à vontade para prosseguir com os trabalhos “porque já há condições para cumprir os compromissos com os empreiteiros”, mas deixa um apelo para que a situação não se repita este ano: “Que não seja preciso esperar por 2005 para receber o que precisamos em 2004”.