NC / Urbi et Orbi


Frexes acredita que as Minas podem ter futuro turístico

A Câmara do Fundão assinou a 14 um contrato que vai permitir a transformação de um antigo bairro de mineiros, na freguesia de Silvares, num complexo de turismo de habitação. Trata-se da primeira das obras previstas no "Projecto Rio", da responsabilidade da autarquia.
A empreitada, entregue à construtora Lambelho e Ramos, orçada em cerca de 285 mil euros, deverá estar concluída em meados de Agosto e abrange todo o "bairro chinês", designação dada ao conjunto de casas, agora abandonadas, em Rio, pequena localidade entre a vila de Silvares e as Minas da Panasqueira, à beira do Rio Zêzere. Para além das obras de recuperação do bairro chinês, "em breve, será adjudicada a empreitada da Pousada da Juventude", refere Manuel Frexes, presidente da autarquia fundanense, durante a visita de hoje ao local. A futura pousada, com um custo estimado de cerca de 166 mil euros, terá 50 camas e deverá estar pronta até ao final do ano.
O Projecto Rio contempla ainda a construção de uma "Cantina do Mineiro", um restaurante típico, que Frexes reconhece ser a estrutura mais atrasada: "Só agora foi lançado o concurso para a adjudicação das obras" salienta.
"O Projecto Rio permite antever, já hoje, a região das Minas da Panasqueira com outras funções, para além da exploração do minério", salienta Frexes, confiante na aposta turística naquela zona dos concelhos do Fundão e Covilhã.