O reino do dragão de ouro







Isabel Allende








Por Catarina Rodrigues

“O reino do dragão de ouro” é um livro que nos transporta para o mundo do mistério, da fantasia e do sobrenatural. A história central passa-se na Cordilheira dos Himalaias onde permanece oculta a estátua do dragão de ouro. Segundo a lenda, este objecto tem estranhos poderes e guarda a paz das terras que o envolvem. Mas a cobiça e o desejo do poder dos homens acaba por colocar em causa essa paz que é assim perturbada.
Este livro faz parte de uma trilogia que a escritora se propôs fazer e que teve início com a obra “A cidade dos deuses selvagens” onde a realidade se mistura com a ficção. “O reino do dragão de ouro”, reserva mais uma vez todo um mundo por descobrir, desta vez mais ao jeito da cultura do oriente onde predomina um ambiente espiritual, cheio de lendas e magia. A história divide-se essencialmente em duas partes, uma onde as principais personagens da obra anterior partem em direcção ao reino do Dragão de Ouro, passando pela Índia. Outra onde é retratada a educação do filho do rei por uma lama chamado Tensing. Todos acabam por fazer descobertas sobre novas criaturas. Se na cidade dos deuses selvagens se procurava a besta agora o problema são os abomináveis homens das neves.
Mais uma vez a escritora enaltece valores como a amizade, a injustiça, a liberdade e o desejo do poder num livro que permite conhecer novas realidades do nosso mundo misturando-as com a fantasia.