O Grupo de Escuteiros esteve perdido durante algumas horas na zona do Cântaro Magro, na Serra da Estrela
Situação perigosa evitada
GNR resgata escuteiros na Serra

Um grupo de escuteiros de Lisboa perde-se devido ao temporal de neve. O Grupo de Montanha da GNR acaba por encontrá-los, já cansados e alguns, em pânico.


NC / Urbi et Orbi


A GNR da Serra da Estrela anunciou, no dia 23, o resgate de um grupo de escuteiros do corpo de escutas do agrupamento da Graça, Lisboa, que se perdeu domingo à tarde no temporal de neve que assolou a região.
O capitão Fernandes Gonçalves, do Grupo de Montanha da GNR da Covilhã, explica que os escuteiros, com idades compreendidas entre os 10 e os 30 anos, se encontravam na zona do Cântaro Magro, em pleno Maciço Central da Serra da Estrela, a pouca distância da Torre.
Depois de resgatados, algumas horas após terem desaparecido, os escuteiros foram acolhidos no Centro de Limpeza de Neve da Direcção de Estradas da Guarda, onde receberam apoio.
O responsável disse ainda que os escuteiros demonstravam "algum pânico", por terem estado perdidos domingo durante algumas horas, mas encontravam-se todos bem.
A mesma fonte adianta ainda que este tipo de situação poderia ser evitado se os visitantes da Serra da Estrela, "sejam eles quais forem", fossem munidos de conhecimentos sobre a região, antevendo eventuais tempestades, frequentes na zona.




"Condutores são imprudentes"



A neve provocou grande confusão na Serra, numa altura em que se festeja o Carnaval e em que muitos turistas escolhem a região para passar esta quadra. Recorde-se que no domingo houve, inclusive, quem tivesse ficado bloqueado no Maciço Central (ver última página).
Segundo o capitão Fernandes, do Grupo de Montanha da GNR, muito dos problemas originados devem-se à "imprudência dos condutores", pois "as forças de segurança alertam os condutores para as más condições, mas estes parecem não ter consciência da situação". O responsável da GNR frisa que existem sempre avisos tanto para o uso de correntes como para os cortes de estradas, mas "muitos turistas alegam diversas razões para subir", entre as quais o facto de virem de longe "para verem a neve".
A verdade é que, os primeiros avisos, dados no domingo, após várias viaturas terem ficado retidas na Estrela, parecem ter surtido efeito. O NC fez uma ronda pelos principais hipermercados da cidade e pode constatar que os kits de correntes para automóveis, nalguns sítios, chegaram a esgotar. E muitos eram os turistas que, na segunda-feira, nos parques de estacionamento das grandes superfícies, aproveitavam o local para meter as respectivas correntes nos pneus dos carros.