Idanha-a-Nova
Ajidanha aposta na diversidade de actividades culturais

NC / Urbi et Orbi


A realização do festival "Noites de Verão" e de mais uma edição do festival "Teatramador", exposições de pintura e a organização de workshops de teatro, dança e música são algumas das iniciativas que a Ajidanha- Associação de Juventude de Idanha-a-Nova tem previstas para este ano.
Do plano de actividades da associação fazem ainda parte a edição de um boletim informativo semestral, que irá fazer a divulgação das suas iniciativas e onde irá constar a programação do Centro Cultural Raiano. Outro dos objectivos da Ajidanha passa pela produção de uma peça de teatro direccionada para o público infantil. Trabalhada a partir do texto "Chefe Índio Seattle" a peça visa sensibilizar os mais novos para a preservação do meio ambiente.
E se a primeira edição do festival "Noites de Verão" vai acolher, em Julho, vários espectáculos ao ar livre, a edição 2004 do "Teatramador" será o palco, mais uma vez, de um intercâmbio associativo que irá envolver a participação de diversos grupos de teatro amador, incluíndo a presença de um espanhol.
Para Maio a Ajidanha tem prevista a estreia da sua produção deste ano, "Black Comedy", de Peter Shaffer. A associação tenciona também promover formações na área do teatro, contratando profissionais. Uma iniciativa aberta à participação de elementos de outras companhias e que terá como base a aprendizagem de técnicas de expressão corporal, voz, memórias sensoriais e improvisação, entre outras. Relativamente à dança encontra-se a decorrer o Curso de Sevilhanas.
Segundo o presidente da Ajidanha, Rui Pinheiro, foi "a crescente motivação dos associados" que levou "a associação a apostar na diversidade de actividades".