Rampa do INATEL
Três centenas a subir a Serra

O Campeonato Nacional de Rampa do INATEL colocou 330 atletas a subir a estrada da Serra. Um percurso de oito quilómetros que terminou com o triunfo de Alberto Almeida, mas em que todos foram vencedores.

NC / Urbi et Orbi


A estrada entre a Covilhã e as Penhas da Saúde animou-se de cores invulgares na manhã de dia 15. Mais de três centenas de atletas, de todas as idades, aceitaram o desafio de subir a encosta, desde a Estação de caminhos-de-ferro, até à Varanda dos Carqueijais em mais uma edição do Campeonato Nacional de Rampa. Uma prova organizada pelo INATEL, com carácter itinerante, que este ano escolheu a Serra da Estrela como palco.
A partida foi dada às dez horas, simultaneamente em locais diferentes, consoante os escalões dos atletas inscritos. A prova principal, a dos Seniores, contou com a participação de cerca de 50 atletas e arrancou da zona baixa da cidade covilhanense para terminar 8 quilómetros depois, num percurso sempre a subir.
Três quilómetros depois do arranque, começavam a destacar-se os principais candidatos à vitória principal. Alberto Almeida, da Casa do Povo de Valongo do Vouga, e Alcino Almeida, do CCD Avelãs de Cima, passaram, então, a comandar a prova e travaram um animado duelo que se prolongou quase até final. Nos últimos 400 metros, porém, o valonguense ainda encontrou forças suplementares para lançar um ataque indefensável que lhe permitiu cortar a meta isolado, com 20 metros de vantagem sobre o seu perseguidor. Na terceira posição, muito tempo depois dos dois primeiros, classificou-se Joaquim Pinto, também da Casa do Povo de Valongo. Posição que valeu ao conjunto do Vouga o primeiro prémio na classificação por equipas, à frente do Avelãs de Cima e do Coelima, segundo e terceiro classificados, respectivamente.
Na vertente feminina, Elisa Rodrigues demonstrou uma forma física excelente e não teve grandes dificuldades em deixar muito para trás a concorrência. A atleta, que correu a título individual, nunca teve adversária à sua altura e terminou com larga vantagem sobre Susana Oliveira, do Ponterrolense, e Ana Pereira, da CP Nine, segunda e terceira no pódio, respectivamente. Apesar de, em termos individuais não ter ido além do segundo lugar, a turma do Ponterrolense conseguiu, ainda assim, o triunfo por equipas.

“Mais-valia para turismo na Serra”

No que toca a Veteranos, e foram muitos os participantes, a prova esteve dividida em várias categorias. Eugénio Alves, da Casa do Povo de Valongo do Vouga, Agostinho Lopes, do Casal da Azinheira, António Perpétuo, do CCD Universidade de Coimbra, e Vasco Micael, do Recardães, venceram, por esta ordem, as categorias A, B, C e D. Nos escalões E, F, G, H e I, triunfaram, respectivamente, Vladimiro Raposo, do Grupo TAP, Vítor António, do Condeixa, Leonel China, do mesmo clube, António Figueira, individual, e António Silva, do Ponterrolense.
Na competição feminina, as vencedoras foram, Eugénia Carrapeto, da Alvitejo, Maria Rodrigues, do Barreiro, Cassilda Branco, da Alvitejo, Noémia Baptista e Joaquina Flores.
Em Aspirantes, a vitória coube a Tiago Costa, da Casa do Povo de Nine, e a Sónia Teodoro, do Ponterrolense.
No final da prova, que distinguiu ainda com uma lembrança o atleta mais velho - António Silva, de 82 anos, terminou o percurso em 37 minutos e 40 – a organização estava satisfeita com o resultado. Ao apelo do INATEL corresponderam 330 atletas. Um número que deixa os responsáveis “orgulhosos” e que permite encarar o futuro da prova com um sorriso nos lábios. Jorge Torrão, um dos responsáveis da instituição na Covilhã, admite que “gostaria de ver a prova fixar-se na Covilhã”, ou, como alternativa, “organizar-se uma prova semelhante todos os anos”. Seria, acredita, “outra mais valia para o turismo na região”, num percurso que até é muito semelhante ao da Rampa da Serra da Estrela em Automobilismo.