Fundão
Parque eólico da Gardunha pronto em 2006

A Serra da Gardunha deverá ter parque eólico em 2006. O investimento é de 125 milhões de euros e a infra-estrutura deverá produxir electricidade suficiente para abastecer não só este concelho, como estender-se a Castelo Branco.

NC / Urbi et Orbi


O parque eólico projectado para a Serra da Gardunha deve estar em funcionamento em 2006. O investimento, que ronda os 125 milhões de euros, irá produzir cerca de 283 GWh de electricidade limpa, suficiente para para dar resposta às necessidades dos dois concelhos envolvidos: Fundão e Castelo Branco.
O estudo inicial, que pode vir a sofrer alterações, prevê a instalação pela empresa Generg, S.A. de cinco edifícios de comando e 77 turbinas, com 118 MW de potência. Um número bastante significativo no panorama nacional das energias renováveis, se tivermos em conta que actualmente a energia eólica instalada em Portugal representa 140MW de potência.
Para as autarquias em causa o projecto acaba por ser vantajoso financeiramente. Por ano está destinada uma verba de 500 mil euros, que os dois municípios vão repartir e as junrtas de freguesia das localidades abrangidas irão receber no ano de arranque 1,4 milhões de euros. Quanto aos cerca de 600 proprietários da área onde o parque ficará instalado, ser-lhes-à paga uma renda anual.
A empresa responsável, a trabalhar neste investimento desde 2001, pensa também construir uma subestação e toda a linha eléctrica. Relativamente à energia resultante do parque, será escoada através de uma outra subestação, a construir pela Rede Eléctrica Nacional na capital de distrito.
A Generg tem ainda prevista a elaboração de um plano de prevenção e vigilância de incêndios e a construção de um centro de educação ambiental e divulgação de tecnologias energéticas.
Neste momento o estudo de impacto ambiental e a consulta pública já terminaram. Aguarda-se apenas, em Abril, a decisão final do Ministério do Ambiente, Cidades e Ordenamento do Território.