AAUBI promete não desistir enquanto a actual situação do Ensino Superior se modificar
Associação Académica garante:
“Março é mês de contestações”

O início de mais um semestre coincide com mais acções de luta estudantil da Associação da Universidade da Beira Interior.


Por Daniel Sousa e Silva


A AAUBI esteve reunida em Lisboa no passado fim-de-semana com outros representantes de associações de alunos do Ensino Superior num Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA), para decidir a melhor estratégia de contestação estudantil para o mês de Março.
Luís Franco, presidente da AAUBI, em comunicado de imprensa, explica que “o evento ficou marcado pela definição da contestação estudantil para o próximo mês assim como pela eleição dos representantes dos estudantes do ensino superior para os diversos órgãos nacionais”.
Com data já definida está a manifestação nacional descentralizada marcada para dia 24 (à qual a AAUBI irá começar a partir de hoje, terça feira, a fazer campanha de sensibilização).
Está também garantida uma greve nacional para o dia 1 de Abril, “o Dia das Mentiras do Governo”, ironiza Franco..
Durante os “Dias da UBI”, entre os dias 9 e 11, representantes da AAUBI vão proceder à distribuição de panfletos aos visitantes da instituição com “informação sobre a situação do Ensino Superior e, em especial, da UBI”, assegura Luís Franco.
Na mesma semana (8 a 12), mas ainda sem dia marcado, vai-se realizar uma vigília nocturna junto às instalações da UBI “semelhante à que ocorreu por altura da fixação da propina da UBI em 700 euros”, conta.
O presidente da AAUBI vai marcar, “de forma a auscultar os estudantes ubianos”, uma Assembleia Geral de Alunos para o este mês. As conclusões tiradas da Assembleia irão ser levadas ao Plenário Nacional de estudantes do Ensino Superior, ainda sem local decidido, que se realizará a 16 de Março, em Coimbra.
Ainda dentro do definido no ENDA, está a solicitação ao Presidente da República “para a discussão das questões mais prementes do novo pacote legislativo referente ao Ensino Superior” e a solicitação de uma audiência à Comissão Parlamentar da Educação, Ciência e Cultura aquando da discussão na especialidade da Proposta da Lei de Bases da Educação.