Por Daniel Sousa e Silva


Petronila Pereira apresentou uma tese sobre a psoríase

Petronila Pereira prestou provas de doutoramento na passada sexta feira, 27, na área da Biomedicina. A sua tese intitulada “O stress oxidativo e outros factores envolvidos na doença psoriática” valeu-lhe a aprovação por unanimidade do júri presente para a avaliar.
O estudo de Petronila Pereira consiste em fazer a caracterização de uma doença comum em dermatologia, a psoríase. “É uma doença de pele que altera os comportamentos sociais dos doentes, devido ao seu aspecto, evidenciado em lesões de pele muito visíveis”, elucida a docente da UBI.
A psoríase é uma doença de difícil diagnóstico, por isso, para além da sua caracterização Petronila Pereira tentou “encontrar marcadores de evolução da doença para que haja uma intervenção terapêutica facilitada”. Em termos práticos, a agora professora doutora procedeu à criação de um painel “para que se possa prever com alguma antecipação o agravamento da doença”. O objectivo esperado é “ajudar o médico a intervir mais cedo com a terapêutica ou então para possíveis ajustes”, conta. Um exemplo daquilo que o seu painel poderá fazer é “evitar sobrecargas terapêuticas, de que já não necessitam, porque um doente pode permanecer igual a nível visual, mas a nível bioquímico pode já ter havido melhorias”, ilustra a docente.
Quando o projecto de doutoramento foi aprovado era para ser na área de Química pura, o que não agradou muito a Petronila Pereira, para quem a maior dificuldade encontrada na preparação da sua tese foi “convencer as pessoas que poderia fazer algo diferente, como este na área biomédica”.
As provas tiveram como arguentes Alexandre Tiedtke Quintanilha e Henrique Fernando Silva Luz Rodrigues.
Petronila Pereira é docente do departamento de Química da UBI há 18 anos.