Carla Xavier abordou a adjectivação queirosiana
Mestrado em Didáctica do Português
Estudar os adjectivos queirosianos ao pormenor

Carla Sofia Gomes Xavier apresentou na sua tese de mestrado o resultado de uma investigação onde fez um estudo profundo da adjectivação em Eça de Queiroz.

Por Daniel Sousa e Silva


“Fala-se hoje muito na utilização dos adjectivos por Eça de Queiroz, havendo inclusive a expressão adjectivos queirosianos”, refere Carla Xavier, que prestou provas de mestrado em Didáctica do Português na passada sexta feira, 27, com a tese “A adjectivação em «A Cidade e as Serras» de Eça de Queiroz”.
A escolha do tema que obteve a avaliação de “Aprovado com Muito Bom”, revela Carla Xavier, deveu-se “a uma questão de actualidade”. A docente do Departamento de Letras da UBI fez questão de explicitar que “embora já existam centenas de estudos sobre Eça de Queiroz, do ponto de vista linguístico, ainda não tinha havido um estudo exaustivo, sobre a sua utilização de adjectivos”.
A delimitação a um objecto de estudo muito específico, nas palavras de Carla Xavier, “facilitou a recolha bibliográfica e a consequente análise”, mas lembra que esta sua ideia “depende do ponto de vista”.
A prova teve como arguente Carlos da Costa Assunção.
O júri da prova foi ainda constituído por João Malaca Casteleiro, professor catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa, Carlos da Costa Assunção, professor catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Maria Antonieta Gomes Baptista Garcia, professora auxiliar da Universidade da Beira Interior.