Cinema na Covilhã
Telmo Martins prepara novo filme de imagem real

O realizador covilhanense filma, pela segunda vez, em imagem real, uma sátira social. As gravações estão previstas para o próximo Verão.

NC / Urbi et Orbi


O jovem realizador Telmo Martins foi convidado para realizar e produzir o filme "Mundo Pequeno", a partir do argumento de Jorge Vaz Nande , o único português premiado no Nisimassa, o II Concurso Europeu de Argumentos para Curtas Metragens.
Esta produção será a segunda com imagem real, depois das experiências com filmes de animação, como "Karma", baseado num conto de Rui Zink.
Telmo Martins conheceu o argumentista Jorge Vaz Nande no ano passado, no festival Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, e o convite surgiu recentemente.
O argumento, que constitui uma sátira social, vai dar origem a uma curta metragem com a duração de 12 minutos co-produzida pelo Cine Clube da Beira Interior e pelo Cybercentro da Covilhã. As gravações estão previstas para o Verão, mas as verbas não estão ainda asseguradas.
O prémio de quatro mil euros ganho pelo argumentista no Nissiama será investido na filmagem de "Pequeno Mundo", mas é preciso mais. Telmo Martins espera conseguir o apoio do ICAM- Instituto do Cinema e Audiovisual e Multimédia e acredita que o facto de se tratar de um argumento premiado possa ajudar.
Para além desta candidatura Telmo Martins, natural de Carregosa e há sete anos a morar na Covilhã, onde estuda, pretende submeter mais três projectos a concurso. Um baseado no conto "última hora", de Rui Zink, outro, "Primeiro Ponto", a partir de um conto do professor da da escola Serra da Gardunha, no Fundão, António Fontinhas. O terceiro "Linha Invisível", conta com o argumento de um colega de Telmo na Universidade da Beira Interior, Luís Dias.