Paulo Martinho voltou a abrilhantar mais um concentração com acrobacias
Motociclismo
Neve deixa “maravilhados” amantes das duas rodas

A edição de 2004 dos Lobos da Neve teve menos inscrições mas mais gente que em 2003. A Organização apostou forte no programa, mas a grande atracção foi mesmo a “inesperada” neve.


Alexandre S. Silva
NC / Urbi et Orbi


Quase dois mil amantes das duas rodas estiveram na Covilhã para participar na décima sexta edição da “Lobos da Neve”. A Concentração Invernal, e primeira do calendário da Federação de Motociclismo, teve, este ano, uma característica muito especial. É que, no último fim-de-semana houve mesmo neve.
As primeiras motos começaram a chegar na sexta-feira, 27. As inscrições abriam por volta do meio-dia, mas os visitantes preferiram dar mais umas voltinhas pela cidade e fazer a inscrição mais tarde. Ao final da tarde ainda não eram muitas as inscrições. Pelo menos ainda estavam aquém das expectativas da organização, que queria superar o número do ano passado (uma edição enfraquecida pela crise económica e pelo mau tempo que então se fez sentir). Apesar da programação para a noite de sexta-feira incluir várias actividades, a maior enchente verificou-se no dia seguinte. Sábado começou cedo para uma grande maioria dos motards, que quiseram dar uma espreitadela a pontos mais altos das encostas da estrela. A neve foi a actracção principal e monopolizou o interesse dos motociclistas durante grande parte do dia. De tal modo que à tarde, pouco antes das primeiras actividades programadas pelo Moto-Clube da Covilhã, o recinto ainda estava practicamente deserto.
À noite, finalmente, o recinto encheu. E apesar de as mil e duzentas inscrições terem ficado, mesmo assim, longe dos dois milhares pretendidos pelos responsáveis, pode dizer-se que foi um sucesso. É que, explica Rui Santos, presidente do Moto Clube da Covilhã, “o número de visitantes foi superior ao esperado”. Isto porque, continua, “muitos motards preferiram entrar mais tarde com bilhete de visitante do que entrar mais cedo com inscrição”.
De resto, o dirigente faz uma balanço “muito positivo”, até porque, repete, “apesar de haver menos inscrições tivemos mais gente que no último ano”. Santos destaca ainda a neve como uma atracção extra “que deixou toda a gente maravilhada de cada vez que caiam uns farrapos”. Pena foi, reconhece, “que o Paulo Matias não tivesse batido o recorde mundial de égua”. Recorde-se que o piloto queria tentar bater a marca de 300 metros, pertença de um norte-americano. No entanto, o vento relativamente forte que se fez sentir no início da tarde de sábado prejudicou a acção do acrobata, que se ficou pelos 220 metros.
Finda a Concentração, a grande actividade anual do Moto-Clube, Rui Santos adianta que 2004 vai ser um ano tranquilo. As actividades vão estar mais viradas para os sócios. “Vão haver alguns passeios e queremos estar mensalmente numa concentração”. De resto, a próxima grande actividade vai ser o Moto Rally que se realiza no fim-de-semana de 24 e 25 de Julho próximo. O tema, à semelhança de 2003, é dedicado à “Rota dos 20 Castelos” e desenrola-se entre os concelhos do Sabugal, Guarda e Belmonte