Solução possível
Cova da Beira combate desunião com Associação Regional

Covilhã e Belmonte vão para Norte, Fundão e Penamacor para Sul da Beira Interior, no que toca às Comunidades Urbanas. Porém, com vista a projectos comuns, os autarcas da Cova da Beira decidem criar a Associação Regional da Cova da Beira.

NC / Urbi te Orbi


Os municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão e Penamacor vão formar uma nova Associação Regional para poderem desenvolver projectos conjuntos, depois terem decidido aderir a Comunidades Urbanas diferentes. Foi esta a conclusão de uma reunião que decorreu na terça-feira, 2, em Belmonte, na qual estiveram os autarcas da Cova da Beira e o de Penamacor.
Os municípios da Covilhã e Belmonte deverão juntar-se à autarquia da Guarda e municípios da Beira Interior Norte para formar uma Comunidade Urbana, enquanto Fundão e Penamacor avançam com uma Comunidade a Sul, juntamente com Castelo Branco.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Belmonte, Amândio Melo, a constituição de uma nova entidade associativa foi a forma encontrada para que continue a existir uma estrutura que envolva os quatro concelhos, face à "divisão" da Cova da Beira no processo de descentralização administrativa.
De lado ficou a possibilidade de os quatro municípios (Belmonte, Covilhã, Fundão e Penamacor) se associarem numa Comunidade Intermunicipal.
"Temos de estar num patamar acima das intermunicipais", justifica Amândio Melo.
Segundo o autarca, as comunidades urbanas são uma via preferencial "para o diálogo com a Administração Central e Bruxelas".
"Como o alinhamento não era pacífico, cada município escolhe a comunidade urbana com que tenha mais afinidade", explica.
A comunidade regional que os municípios pretendem constituir, em simultâneo, servirá para "defender e promover alguns projectos conjuntos e a sua especificidade regional".
Amândio Melo reconhece, no entanto, que a nova estrutura não terá um papel tão preponderante como teria a integração dos quatro municípios na mesma Comunidade Urbana.