José Lopes defende uma mudança de mentalidades no futebol
Mestrado em Ciências do Desporto
Estudar a violência no futebol

Identificar e solucionar comportamentos
anti-desportivos no futebol foi base para tese de mestrado defendida na UBI.


Por Hélia Santos


José Luís Gaspar Lopes apresentou, na passada quarta-feira, dia 3, a sua tese de mestrado na área de Ciências do Desporto. A escassez de estudos acerca da violência social no futebol em Portugal e a forte ligação que mantém desde infância com este desporto motivaram a escolha do tema “Comportamentos anti-desportivos nos escalões inferiores do futebol português”.
Durante vinte meses foi observador atento dos jogos de futebol do distrito da Guarda, o que lhe permitiu identificar os factores que estão na base de
actos anti-desportivos. As agressões verbais e físicas, as invasões de campo e balneários, e a corrupção são muito comuns nos escalões inferiores do futebol. “As atitudes agressivas não derivam apenas da falta de condições de segurança nos campos e da indisciplina dos intervenientes nos jogos. Os fenómenos de violência desportiva são fenómenos sociais que devem ser estudados não só pela sociologia, mas também pelas ciências do desporto”, afirma o mestre José Lopes. Com o Euro 2004 redobraram-se as medidas de segurança mas, segundo a tese apresentada, mudar as mentalidades é a única solução para a violência no
futebol.
José Lopes, professor de Educação Física, decidiu fazer o mestrado apenas para valorização pessoal e ficou satisfeito com a classificação de “Aprovado com Muito Bom”. No seu entender “o tempo passado longe da família e o desgaste físico e psicológico não vão ser compensados a nível financeiro”.
O júri das provas foi constituído por António Costa, professor catedrático da faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, e por Fernando de Almada e Maria Johanna Schouten, professores associados da Universidade da Beira Interior.