Anna Guerman considera o prémio "uma grande honra"
Docente da UBI recebe um dos mais importantes prémios estatais russos
“Um engenheiro deve ter boas bases na área de matemática”, defende Anna Guerman

A co-autora da monografia “Equações Diferenciais”, Anna Guerman, foi distinguida com o Prémio do Governo da Federação Russa em Ciências e Tecnologia 2003 por apresentar uma visão inovadora da forma de ensinar matemática à engenharia.


Por Daniel Sousa e Silva


Anna Guerman, docente da Universidade da Beira Interior (UBI) de origem russa, foi distinguida, no final do passado mês, com o Prémio do Governo da Federação Russa em Ciência e Tecnologia 2003, como co-autora da monografia intitulada “Equações Diferenciais”. A obra está integrada na colecção “Matemática numa Universidade de Tecnologia”, uma publicação da editora da Universidade Estatal Técnica de Moscovo (UETM) destinada a alunos de cursos de Engenharia.
Além da docente da UBI, foram também autores do livro S.A. Agafonov e T.A. Muratova, professores da UETM “Nikolai Bauman”, que já vai na terceira edição(1ª edição em 1997, 2ª edição em 2000 e 3ª edição em 2004).
Este prémio é atribuído todos os anos às várias áreas das Ciências e Tecnologia na Rússia e é considerado o segundo maior prémio estatal da Rússia.” O nosso artigo está relacionado com o ensino da matemática mais orientado às engenharias”, conta Anna Guerman, fazendo questão de realçar que o seu livro “não contém quaisquer resultados inovadores na área da Ciência e Tecnologia, mas apresenta uma visão inovadora para o ensino da engenharia e faz parte de uma excelente colecção de cerca de 20 livros”.
“O que se tentou foi passar para o papel a forma como as aulas eram leccionadas, das nossas experiências fazer uma esquematização”, elucida Anna Guerman.
No entanto, a docente te alguma dificuldade em “destacar algo específico, tem a ver com ensinar a matemática às engenharias de formas mais correcta”. A inclusão de certos capítulos no programa da disciplina é um exemplo de como isso se verifica.
O prémio é, para Guerman, uma “grande honra”. “Tenho muito orgulho em fazer parte desta equipa”, que, a sua ver, desempenha “um trabalho muito grande”, embora diga que o prémio “tem um significado um pouco estranho, porque nunca me identifiquei como uma pessoa que o merecesse.
O anúncio da escolha do artigo em que a docente da UBI é co-autora pelo Governo DA federação Russa deu-se no final de Fevereiro. “Foi um dos últimos actos oficiais que o ex-primeiro-ministro russo, Mikkhaïl Kassianov, realizou”, destaca Anna Guerman.
A docente trabalhou na Universidade Estatal Técnica de Moscovo desde 1985 até 1994 e durante vários anos leccionou a disciplina de Equações Diferenciais. “Trabalhei num departamento com muita história, onde o ensino tem um tradição muito grande”, explica. A universidade russa completa 175 anos de existência em 2005.

Trabalho à distância

O artigo começou a ser preparado em 1993, em Moscovo. Apesar de em finais de 1994 ter vindo para a UBI, Anna Guerman conseguiu conciliar a continuação do artigo com os seus colegas da UETM.
”Eu continuei a manter contacto com eles e sempre que podia ia lá, embora, na altura em que vim para Portugal, o trabalho já estivesse em fase adiantada, com uma forma definida”, esclarece. O artigo ficou finalizado em 1995, mas Anna Guerman salienta que “não está acabado”. Houve sempre modificações que foram introduzidas de edição para edição.
Uma das componentes do prémio é uma contribuição monetária. Anna Guerman admite desconhecer “quanto caberá a cada um pois, estão várias pessoas envolvidas, mas corresponde a 400 salários mínimos nacionais” da Rússia . O salário mínimo naquele país é de 600 rublos, cerca de 20 dólares americanos (dados de 2003).
A publicação está disponível apenas em Russo, mas Anna Guerman admite a possibilidade da tradução do livro para a língua portuguesa “se houver alguma editora interessada”.