Sartre e Beauvoir em palco, ou não...
“Aventuras extraordinárias do príncipe e do castor”
Existencialismo sobe ao palco

Corpos e palavras que se entrelaçam numa peça que leva a cena Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. O existencialismo sobe ao palco e mostra-nos que é preciso esquecer a máscara da morte. Somos livres e nada nos espera no “fim da linha”.


Por Cátia Felício


“Aventuras extraordinárias do príncipe e do castor” é o título da peça trazida ao Teatro-Cine, na passada terça feira, 16, pelo CITAC (Circulo de Iniciação teatral da Academia de Coimbra). A peça conta a história de Jean-Paul Sartre, um homem que em toda a sua vida quis ser príncipe, e de Simone de Beauvoir, uma mulher que viveu sempre como um castor. “Silvia das fadas”, nome pelo qual se dá a conhecer a actriz que interpreta Simone, explica a escolha do título da peça, “princípe porque ele sempre viveu como um príncipe, na vida real o avô chamava-lhe príncipe... Castor era a forma como Sartre tratava Simone, por ela ser metódica e ter uma grande disciplina”, adianta a actriz.
A peça começa com Simone a tentar arrancar Sartre à vida e combina, ao longo da peça, o plano nostágico do quotidiano com o plano da morte. O existencialismo sobe ao palco através de corpos e de palavras que estão condenados a ser livres. “Aventuras extraordinárias do príncipe e do castor” é um trabalho que parece uma manta de retalhos, cujos textos foram criados pelos alunos com base em várias fontes e obras existencialistas.
Bruno Gonçalves, um dos espectadores, revela ter gostado do trabalho apresentado pelos alunos do CITAC. “A peça trouxe em mim algumas vivências em relação à temática do texto. Gostei não só por ser um texto existencial, mas também pela forma como os actores se exprimiram”, revela. O CITAC comemora este ano meio século de existência e é um dos grupos de teatro universitário mais antigos de Portugal. Este ano, o VIII Ciclo de teatro Universitário da Beira Interior oferece pela primeira vez o prémio de júri e o prémio público. A peça apresentada pelo CITAC poderá ser uma das vencedoras. A entrega dos prémios será feita a 27 de março,
Dia Mundial do Teatro.