Os estudantes da UBI já não podem candidatar-se a bolsas PRODEP este ano
Governo cancela bolsas PRODEP
Finalistas da UBI prejudicados com decisão governamental

Bioquímica, Química Industrial, Ciências do Desporto e Ciências da Comunicação são as licenciaturas da Universidade da Beira Interior (UBI) mais afectadas pela suspensão das candidaturas ao PRODEP para 2004. A abertura de candidaturas ao programa estava marcada para a semana passada, mas um despacho da ministra da Ciência e Ensino Superior inviabilizou o processo.

Por Daniel Sousa e Silva


”Por despacho da Sra. Ministra da Ciência e do Ensino Superior, encontram-se canceladas, para o ano 2004, as bolsas PRODEP, visando o apoio a estágios não remunerados, no Ensino Superior”. Esta é a curta mensagem dos avisos afixados pelo Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais (GESP) da UBI, na passada quinta feira, 18, por toda a instituição.
Bioquímica, Química Industrial, Ciências do Desporto e Ciências da Comunicação são os cursos que serão mais prejudicados com a decisão de Maria Graça de Carvalho, visto serem estas as áreas onde eram atribuídos mais estágios com apoio do PRODEP, programa que possibilita a atribuição de remuneração a estagiários.
Rogério Palmeiro, funcionário do GESP e responsável pelas candidaturas aos estágios do PRODEP nos últimos 3 anos, calcula que, nesse período, o número de recém licenciados da UBI a beneficiar das bolsas PRODEP “variou entre as 80 e 100 pessoas”.
A suspensão da abertura de concurso do programa de estágios no Ensino Superior, suportado maioritariamente por verbas provenientes do Fundo Social Europeu e pelo Fundo de Desenvolvimento Regional, deve-se a uma revisão intercalar do Ministério da Ciência e do Ensino Superior que determinou uma reformulação “ao nível do objectivos e conteúdos exigidos para que determinado estágio mereça financiamento de fundos comunitários”. O despacho prevê ainda que “o próximo concurso tenha lugar em Março de 2005”.
Não existe qualquer tipo de programa de momento disponível, com as mesmas valências e amplitude do PRODEP, que o possa substituir. No entanto, o responsável do GESP, admite ser esta “uma situação muito complicada para nós, porque não podemos fazer nada em relação a ela”, e considera ser “preferível que este anúncio seja feito com antecedência, de modo a não acontecer o mesmo que no ano passado”.
Recorde-se que, em 2003, o anúncio oficial do cancelamento do apoio do PRODEP a estágios não remunerados a recém licenciados da UBI só aconteceu no final de Julho, quando uma boa parte dos estagiários já estavam integrados nas respectivas empresas há quase um mês.
Pedro Nunes, finalista de Química Industrial, considera a opção da ministra “lamentável”. O aluno da UBI recorda que “a situação de emprego é tão má que as bolsas PRODEP acabavam por ser uma tábua de salvação, onde os recém-licenciados conseguiam adquirir alguma experiência profissional”. Pedro Nunes vaticina que, como cenário possível em resultado desta decisão do Governo, “as pessoas ao acabar o seu curso, vão ficar mais tempo sem emprego e sem qualquer hipótese de enriquecimento de currículo”.