A neuropsicologia esteve em debate na UBI
Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica
Portugal na cauda da Europa

O auditório 7.21 do pólo IV da UBI foi palco, no dia 16, da reunião de especialistas portugueses e espanhóis na área da Psicologia. Em discussão estiveram os métodos de avaliação e reabilitação neuropsicológica.


Por Andreia Ferreira


A I Reunião Científica Ibérica aconteceu por iniciativa do GEARNeurop - Grupo de Estudos em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior. Entre os presentes estiveram Maria Assunção Vaz Patto, do Hospital Cova da Beira, e Maria Victoria Perea Bartolomé, do Instituto de Neurociências de Castilla y Leon.
O grupo, constituído por docentes e alunos do curso de Psicologia e investigadores convidados de várias instituições, começou de forma informal há cerca de dois anos. Em comum têm o interesse pela Neuropsicologia. Para além da vertente de avaliação e reabilitação neuropsicológica de pacientes, o GEARNeurop realiza investigação nesse âmbito.
A Neuropsicologia é uma ciência recente que resulta da evolução dos conhecimentos sobre o funcionamento do cérebro. Envolve um conjunto de saberes multidisciplinares como as Neurociências - disciplinas que contribuem para a compreensão do sistema nervoso - e a Psicologia. Luís Maia, professor do Departamento de Psicologia e Educação da UBI e coordenador técnico doGEARNeurop, explica o que é a avaliação e reabilitação neuropsicológica dizendo que "é a avaliação das funções neuropsicológicas constituídas por módulos pluripotenciais como a atenção, memória, concentração, em que todos actuam com contribuições diferenciadas de acordo com o dia, a hora e o estado de ânimo".
Um elevado número de pessoas são afectadas por lesões cerebrais provocadas por traumatismos crânio-encefálicos, tumores inter-cranianos e patologias degenerativas. É neste contexto que surge a necessidade de consulta neuropsicológica, como forma de avaliar o quadro clínico e desenvolver um projecto de intervenção para a reabilitação neuropsicológica e emocional do paciente. "Com o desenvolvimento de software nesta área foi possível criar-se um conjunto de tarefas específicas para cada um dos módulos afectados, um momento de reabilitação em que o indivíduo treina a atenção, capacidade de reacção e outros", esclarece Luís Maia.
O GEARNeurop trabalha em colaboração com o Hospital Cova da Beira, o
Centro de Saúde da Covilhã, e está neste momento envolvido num projecto com a Santa Casa da Misericórdia do Fundão. A reunião teve como objectivos cultivar nos alunos a ideia de que é favorável trabalhar em equipas multidisciplinares em que cada um contribui com aquilo que sabe, e criar um espaço para a discussão de ideias.