António Fidalgo

O campus universitário da Goldra


A requalificação urbana da Ribeira da Goldra é de facto notável. Desde a linha do caminho de ferro até ao Pólo das Engenharias da UBI, numa distância superior a um quilómetro, desenvolve-se um trabalho que deve ficar registado pela importância que tem para a cidade da Covilhã e para a UBI.
Durante décadas e décadas a Ribeira da Goldra serviu de esgoto à cidade. Efluentes das fábricas e resíduos domésticos poluíram o leito e as margens da ribeira numa medida só agora visível na limpeza. O lixo acumulado, plásticos, restos de tecidos e outros produtos de difícil identificação, é da ordem de muitos metros cúbicos e só vendo é que se acredita o elevadíssimo grau de poluição da Goldra.
Felizmente tudo está a mudar. O emissor construído ao longo da ribeira já recebe as águas residuais da cidade, e a água da ribeira vai limpa. Anteriormente a água mudava de coloração cada dia conforme os efluentes das tinturarias a montante. Sujidade e fedor era o que transportavam as águas que passavam entre os edifícios da UBI no Pólo da Goldra. Agora o leito está a ser limpo, as paredes da ribeira arranjadas e as duas cachoeiras ficaram bem visíveis. Vale a pena subir nestes dias o caminho do Berimbau pelo somples prazer de ir acompanhando as obras e o renascer de uma zona que será certamente o ex-libris da Covilhã daqui a alguns anos.
As margens da Goldra vão tornar-se num Parque da Cidade como o anunciam os cartazes do Programa Pólis, é verdade, mas vai tornar-se também num belíssimo campus universitário. A UBI terá o privilégio de ter uma ribeira a passar por dentro do campus e com a criação para breve da rede de Internet sem fios em todo perímetro universitário,os estudantes tenderão a preencher os espaços verdes cujas infra-estruturas estão a ganhar forma nestas semanas que correm.
A cidade precisava e precisa de um parque da cidade. A Goldra é o local indicado. Muitas pessoas que não conhecem o local ficarão espantadas quando um dia se derem conta, de repente, daquela jóia que estava ali tão perto e que desconheciam. Mas quem ficará a ganhar mais será indubitavelmente a UBI ao ganhar um espaço magnífico, marcado por uma ribeira de montanha.