Os idosos trocaram ideias sobre sexualidade
Venha tomar café com a Academia Sénior
Falar sobre afectos

Ternura e partilha para combater a solidão da Terceira Idade foi o ponto focado em mais um dos convívios que a Academia Sénior da Covilhã organiza mensalmente.


Por Marta Nogueira


Na passada sexta feira, dia 26, cerca de 40 pessoas tomaram mais uma vez café nas instalações da Academia Sénior. Como é habitual, o convívio iniciou com o debate de um tema. "A importância dos afectos", apresentado pelas conferencistas Dulce Lourenço, Elizabete Fernandes, Filomena Silva e Fernanda Lucas, foi o mote deste encontro.
As quatro enfermeiras do Centro Hospitalar Cova da Beira realçaram que a sexualidade no idoso não se limita à relação sexual. "Um toque, um olhar, a partilha, a ternura, o sentir alguém são factores fulcrais para combater a solidão e o abandono que se sente quando se chega à idade avançada", esclarece Fernanda Lucas.
As conferencistas explicaram ainda que a discriminação dos idosos deve-se a mitos e tabus sem fundamentos. A relação sexual é possível e natural em todas as idades e permite um bem estar biopsicológico.
Após a conferência, seguiu-se a hora do chá e dos bolos, onde os espectadores, maioritariamente membros da Academia Sénior, deram a sua opinião sobre o assunto abordado. "É um tema sobre o qual não estamos muito à vontade para falar. Tivemos uma educação rígida que é difícil de ultrapassar", explica Américo Carreiro, de 77 anos.
Espreitando o Futuro é um convívio que já acontece há cerca de um ano, todos os meses. Maria Celeste Raposo, um dos três elementos da Comissão Instaladora, apela mais uma vez a toda a comunidade para que "não ignorem os mais velhos e que lhes dêem a atenção necessária". O convite para tomar café fica feito para a última sexta feira de cada mês, às 21 horas, na Rua do Centro de Artes.